....
....
16/02/2017

Projeto do Senador Raimundo Lira regulamentará a Vaquejada de forma definitiva


O Projeto de Lei (PLS 377/2016) do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) regulamentará a Vaquejada de forma definitiva, após a aprovação, nesta terça-feira (14), da PEC 50/2016, que muda o artigo 225 da Constituição para permitir a realização das manifestações culturais registradas como patrimônio cultural brasileiro, que não atentem contra o bem-estar animal.

 

O Projeto do Senador Raimundo Lira visa justamente regulamentar a prática da Vaquejada, estabelecendo regras e normas para que ela aconteça. A matéria tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, pronto para entrar na pauta da Comissão, cujo relator é o Senador Otto Alencar (PSD-BA), também autor da PEC 50/2016.


O Projeto de Lei (PLS 377/2016) do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) visa justamente regulamentar a prática da Vaquejada, estabelecendo regras e normas para que ela aconteça

 

Recentemente, ao defender a matéria na tribuna do Senado Federal, Lira lembrou que a Vaquejada, originalmente, representava o encerramento festivo do trabalho de marcar e castrar o gado. 'Após a apartação, acontecia a festa da Vaquejada, com provas que mostravam a habilidade dos vaqueiros na lida com o gado', disse.

 

Com o tempo, observou Lira, a atividade se tornou uma tradição, uma prática cultural de impacto econômico extremamente positivo para o Nordeste, o que justifica a sua manutenção. Ele lembrou que as vaquejadas geram mais de 600 mil empregos diretos no país ?' sem contar os indiretos.

 

'A Vaquejada passou a ser, também, uma atividade econômica, geradora de empregos, fortalecendo as tradições do Nordeste brasileiro', disse Lira, destacando a necessidade de manter essa tradição cultural, que gera riqueza e desenvolvimento, não deixando de lembrar os 6 anos de seca ininterrupta que dizimaram metade do rebanho na região - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas