....
....
12/03/2017

Águas da Transposição chegarão a Boqueirão no início de abril: Veja o percurso e os prazos estabelecidos


Desde a noite da quinta-feira da semana passada que as águas da transposição estão em solo paraibano. Na sexta, oficialmente, o presidente Michel Temer e comitiva estiveram em Monteiro para, solenemente, liberar as águas que chegaram à Paraíba para matar a sede de milhares de paraibanos.

 

Segundo especialistas, a chegada das águas da transposição no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 19 cidades do Compartimento da Borborema, se dará num prazo que pode variar de 30 a 45 dias, a depender de uma série de fatores.


A chegada das águas da transposição no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 19 cidades do Compartimento da Borborema, se dará num prazo que pode variar de 30 a 45 dias, a depender de uma série de fatores

 

O percurso das águas da transposição em solo paraibano é o seguinte: de Monteiro elas seguem para o Açude Poções e, de lá, caem na calha do Rio Paraíba, seguindo em direção ao Açude Epitácio Pessoa, mas antes passando pelo Açude de Camalaú.

 

Segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), João Fernandes da Silva, todo o percurso vai ser monitorado pelos técnicos da Aesa e de outros órgãos governamentais.

 

'Nossos engenheiros calcularam entre 30 e 45 dias para que água chegue na cidade de Boqueirão. Não é possível fazer um cálculo exato pois existem muitas variantes e algumas são difíceis de mensurar como a saturação do solo na calha do rio. Mas uma coisa é certa, as chuvas podem agilizar este processo, pois quanto mais encharcado estiver o solo, mais rápido vai ser', explicou o presidente.

 

Técnicos da Aesa, Defesa Civil Estadual, Cagepa, Sudema e Polícia Ambiental orientarão moradores ribeirinhos sobre a importância de permitir o fluxo normal do rio e denunciar possíveis irregularidades. 'Nesta fase inicial, até que a situação do açude Epitácio Pessoa esteja normalizada, as águas do Velho Chico só poderão ser utilizadas para consumo humano e animal', alertou João Fernandes. A equipe coordenada pela Aesa utilizará um drone para fiscalizar o leito do rio Paraíba.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas