....
....
22/03/2017

VOCÊ SABIA? Carne estragada ou de má qualidade pode transmitir graves doenças. Aprenda a identificar carne com problemas


Com as denúncias feitas pela Operação 'Carne Fraca' na última sexta-feira, 17 de março, é importante que, antes de comprar ou comer, o consumidor saiba identificar características que podem denunciar a carne imprópria para o consumo.

 

A operação da Polícia Federal emitiu mandados de prisões depois de encontrar irregularidades nas vendas de carnes, como a adulteração de produtos que já estavam vencidos a partir do uso de uma substância que pode ser altamente cancerígena, mas servia para mascarar a má qualidade: o ácido ascórbico.


Com as denúncias feitas pela Operação 'Carne Fraca', é importante que, antes de comprar ou comer, o consumidor saiba identificar características que podem denunciar a carne imprópria para o consumo

 

Em entrevista ao Vix, a nutricionista Gabriela Zugliani ensina a reconhecer a qualidade das carnes de boi, porco ou frango.

 

Segundo ela, algumas medidas podem ser tomadas para tentar se proteger. Olhar o prazo de validade é o primeiro passo. 'Se ela estiver muito perto do vencimento, não compre, mesmo que esteja com um valor menor', aconselha.

 

COMO IDENTIFICAR A CARNE ESTRAGADA:

 

Pela cor

 

As carnes bovinas precisam ter um tom avermelhado. Já as de porco devem ter um leve cheiro de sangue e estar rosadas (não em tom vermelho escuro ou sem cor, por exemplo). Já o frango, 'se estiver com a superfície descolorada, amarelada ou com textura viscosa, é um bom indício de que ela deve ir para o lixo'.

 

Se a carne estiver amarelada, esverdeada ou cinza, não tenha dúvidas: está estragada, afirma a nutricionista. Essas cores indicam que ela tem mofos e bactérias se formando, então, 'é melhor não arriscar', aconselha.

 

Pela textura

 

Tocar a carne é outra forma de saber se ela está boa ou não para o consumo. 'Quando está passada, ela possui uma textura viscosa, um pouco escorregadia, demonstrando um sinal de que as bactérias já se proliferaram ali', diz Gabriela.

 

O frango é mais particular. 'Ele pode ser considerado uma espécie de bomba-relógio da cozinha', alerta ela. 'Estraga em cerca de 48 horas, quando conservado cru na geladeira, e seis meses quando congelado. Atente-se para esses prazos e não consuma após ultrapassá-los.

 

Pelo cheiro

 

Outra forma mais fácil de saber se a carne realmente está estragada é pelo cheiro. 'Nosso olfato nunca nos engana em relação ao cheiro de comida estragada. Se a mesma estiver com cheiro de mofo ou algum odor desagradável, passe longe', aponta. O frango podre, por exemplo, fica com um odor azedo e forte.

 

Comer carne estragada: quais os riscos?

 

De acordo com a nutricionista, carnes estragadas podem transmitir diversas doenças, como salmonela e a bactéria E.coli, que podem gerar problemas como intoxicações alimentares graves.

 

Se a carne for de má qualidade ou estiver estragada, e tiver sido mascarada com ácido ascórbico (vitamina C), em excesso, ela pode causar uma sobrecarga renal, favorecendo 'a formação de cálculos renais, e em casos extremos, levar ao câncer', aponta ela - Bolsa de Mulher.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas