....
....
25/03/2017

Recall das Carnes: Consumidores de produtos de 3 frigoríficos citados na Operação Carne Fraca serão ressarcidos


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, determinou o recolhimento de carnes de três frigoríficos paranaenses citados na Operação Carne Fraca.

 

A ordem atinge os frigoríficos Souza Ramos, em Colombo (PR); Transmeat, em Balsa Nova (PR); e Peccin, em Curitiba (PR).

 

As unidades tem até cinco dias para recolher os produtos dos estabelecimentos comerciais. A Senacon determinou também o 'devido reembolso ao consumidor, daquilo que for por ele restituído aos pontos de venda'.


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, também aguarda informações da Anvisa sobre ações de fiscalização no comércio feita por equipes de vigilância sanitária de estados e municípios

 

A decisão divulgada nesta sexta-feira (24) tem como base o resultado das auditorias feitas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) nos 21 frigoríficos investigados. Três foram interditados e as exportações de todos foram suspensas.

 

Foi identificado que o estabelecimento da Souza Ramos 'não detém controle dos processos relacionados a formulação e rastreabilidade de seus produtos não garantindo a inocuidade dos produtos elaborados', de acordo com o Mapa.

 

Foram detectados problemas de rastreabilidade também na unidade da Transmeat e 'suspeita de risco à saúde pública ou adulteração' no frigorífico da Peccin.

 

Este é citado na Operação da Polícia Federal como 'capaz de causar náuseas'. As irregularidades relacionadas à empresa foram confirmadas por Daiane Marcela Maciel, Joyce Igarashi Camilo e Vanessa Letícia Charneski em declarações aos investigadores.

 

De acordo com Daiane, auxiliar de inspeção da empresa entre agosto de 2013 e setembro de 2014, foram usadas quantidades de carne muito menor do que a necessária na produção de seus produtos, complementados com outras substâncias, carnes estragadas na composição de salsichas e linguiças, e feita 'maquiagem' de carnes estragadas.

 

Ela também relatou produtos sem rotulagem e sem refrigeração e falsificação de notas de compra de carne. Em seu depoimento, Joyce afirmou que 'sequer chegou a existir a entrada real de carne na empresa, exceto os carregamentos de carne estragada que presenciou a empresa receber'.

 

A Senacon notificou as empresas JBS, BRF, Peccin, Larissa, Mastercarnes e Souza Ramos, todas citadas pela Polícia Federal.

 

Foi determinado que as empresas esclarecem os fatos e indicassem os lotes de produtos adulterados, o tipo de adulteração envolvida, as quantidades, data de fabricação e validade dos produtos afetados.

 

A Secretaria também aguarda informações da Anvisa sobre ações de fiscalização no comércio feita por equipes de vigilância sanitária de estados e municípios, incluindo coletas de amostras e análises laboratoriais - Huff Post Brasil.

 

O órgão do consumidor - responsável pelos Procons - reforça algumas orientações:

 

1.Aves cruas: manter congeladas ou refrigeradas e separadas dos outros alimentos. Cozinhar, assar ou fritar completamente antes do consumo;

 

2.Carnes bovina e suína: optar por aquelas que possuam selos de qualidade e ficar atento aos aspectos da carne, especialmente a cor e o odor. Se a carne estiver com aspecto mais escuro ou esverdeado, o consumo deve ser evitado;

 

3.Carnes das empresas Souza Ramos (selo SIF 4040 na embalagem) e Transmeat (selo SIF 4644 na embalagem) devem ser devolvidos.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas