....
....
27/03/2017

Primeira morte por afogamento é registrada em canal da transposição. Ministério da Integração alerta para proibição de banho nos canais


Um homem identificado Jurandir Silva, o Dudão, morador do Sítio Lage da Onça, no município de Sertânia-PE, foi a primeira pessoa a morrer por afogamento nas águas do Canal da Transposição. Ele mergulhava com amigos na tarde do último domingo (26).

 

O fato aconteceu na barragem Campos no sítio Caldeirão, município de Sertânia-PE. Os relatos dão conta de que Jurandir mergulhou e não voltou à superfície. Os banhos são proibidos nos canais e barragens na área da Transposição em todo o seu curso. Há informações de que um episódio similar aconteceu em Custódia no carnaval, mas os dados não chegaram, à nossa redação.


O fato aconteceu na barragem Campos no sítio Caldeirão, município de Sertânia-PE. Jurandir Silva, o Dudão (em destaque), morador do Sítio Lage da Onça, no município de Sertânia-PE, mergulhou e não voltou à superfície

 

O Ministério da Integração costuma informar, em spots nas emissoras de rádio por onde passa o canal, que é proibido o banho. Em vão. Desde o período carnavalesco, flagrantes indicam a presença de um grande número de pessoas mergulhando na área. O risco existe porque em algumas situações o volume de água sobre muito rapidamente.

 

Volume de água vai aumentar - A última estação de bombeamento do Eixo Leste deve entrar em operação nesta quarta-feira (29). A EBV-6 aguarda a instalação da segunda motobomba, que estava em fase de testes.

 

'Com as duas em operação, a vazão da água no leito do rio Paraíba, em Monteiro (PB), será duplicada, atingindo 9 metros cúbicos por segundo. Os reservatórios Campos (onde ocorreu o acidente) e Barro Branco estão em fase final de enchimento. Com a chegada da nova motobomba, o manancial receberá o volume total previsto no projeto', diz o Ministério em nota.

 

Ou seja, o volume vai aumentar ainda mais. O problema é a falta de fiscalização: nem federação, nem estado, nem municípios tomam de conta... - Blog do Elvis.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas