....
....
30/03/2017

Na TV Senado, Lira fala sobre transposição e destaca projeto de sua autoria que garante revitalização do São Francisco


Em entrevista à jornalista Tânia Hormann, no Programa Argumento, da TV Senado, o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou a importância que foi a chegada das águas da transposição do rio São Francisco em solo paraibano e o que este fato, considerado por ele histórico e de suma importância, significa para os paraibanos.

 

'Os seis anos de seca consecutiva trouxeram uma descapitalização muito grande para o Nordeste, com redução no rebanho de um modo geral, o que ampliou o empobrecimento da região', destacou Lira. Segundo ele, a Paraíba é o estado que tem a menor soma de recursos hídricos do País e o problema é agravado em cidades como Campina Grande, que tem mais de 400 mil habitantes e hoje enfrenta um racionamento.


Na entrevista ao programa Argumento, da TV Senado, o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) também citou projeto de sua autoria, já aprovado pelo Senado, que garante a revitalização permanente do rio São Francisco

 

'As águas que chegaram à Paraíba pelo Açude Poções seguiram para o Açude de Camalaú e, em seguida, irão para a Barragem Epitácio Pessoa, em Boqueirão e, aí sim, estará resolvida a grande questão hídrica de Campina Grande e de todas as cidades que dependem da Barragem de Boqueirão', destacou o Senador.

 

Revitalização Permanente - Lira também citou projeto de sua autoria que garante a revitalização permanente do rio São Francisco. A matéria foi aprovada no Senado e, atualmente, tramita na Câmara. 'Eu fiz esse projeto com base no sistema de revitalização do rio Mississipi, nos EUA, que, desde 1910, é feita diariamente'.

 

Ele destacou que, pelo seu projeto, a revitalização do rio São Francisco será efetivada através de recursos permanentes advindos de um percentual sobre o faturamento bruto das empresas que usam a água do rio para gerar energia. 'Esse fundo será permanente, independentemente de qualquer necessidade de recursos do Tesouro Nacional' - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas