....
....
04/04/2017

Deputado Veneziano sugere cursos de capacitação aos trabalhadores de rodeios e vaquejadas


O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) sugeriu ao ministro da Educação, Mendonça Filho, a realização de um convênio entre o ministério e as entidades do Sistema S para a implantação de cursos de capacitação voltados aos trabalhadores de rodeios e vaquejadas.

 

A proposta visa capacitar em nível profissional e tecnológico os trabalhadores de rodeio e vaquejadas, com especial atenção aos peões de rodeio, vaqueiros, auxiliares de manutenção das apresentações, de limpeza e apoio de gado, domadores, juízes e locutores de rodeio, laçadores, madrinheiros e salva-vidas.


O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) sugeriu ao ministro da Educação, Mendonça Filho, que faça um convênio com entidades do Sistema S para oferecer cursos de capacitação para trabalhadores de rodeios e vaquejadas

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Vaquejada, entre 2014 e 2015 a atividade movimentou R$ 600 milhões por ano, gerando 120 mil empregos diretos e outros 600 mil empregos indiretos.

 

'As vaquejadas e os rodeios tem grande importância para a geração de renda e emprego em nosso País, principalmente nas cidades interioranas, e devido a essa importância é que se exige que as autoridades públicas foquem sua atenção na qualificação e capacitação desses trabalhadores, tanto para a adoção rigorosa daquelas técnicas e medidas de proteção aos animais, como para assegurar o aprimoramento e a segurança dos próprios profissionais', ressalta Veneziano.

 

A história da vaquejada teve seu início na região Nordeste no final do século XIX e foi sendo aprimorada até nossos dias, com a introdução de técnicas e medidas de segurança que visam proteger os animais. 'Nossa proposta tem o intuito de aprimorar essas técnicas com a capacitação de todos os profissionais envolvidos no evento, garantindo assim, a continuidade de criação de empregos e renda para o setor', finaliza o deputado - Assessoria.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas