....
....
19/04/2017

BOA NOTÍCIA: Cai consideravelmente o número de casos de dengue, zika e chikungunya na Paraíba


O 4º Boletim Epidemiológico relacionado às Arboviroses deste ano, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, apontou uma considerável redução nos números de dengue, zika e chikungunya no Estado. No período de 3 de janeiro a 7 de abril deste ano (14ª semana epidemiológica), foram notificados 857 casos de dengue na Paraíba. Em 2014, 2015 e 2016, no mesmo período, registrou-se respectivamente, 2.135, 6.612 e 30.260 casos.

 

'Destacamos que dos 223 municípios do estado, 135 não registraram a ocorrência de casos suspeitos de dengue em 2017. É importante evidenciar que a sinalização de casos suspeitos é uma forma de manter os profissionais de saúde em alerta para o agravo, contribuindo para o desencadear das ações de prevenção', disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.


O 4º Boletim Epidemiológico relacionado às Arboviroses deste ano, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, apontou uma considerável redução nos números de dengue, zika e chikungunya na Paraíba

 

Chikungunya - Quanto às notificações de suspeita de chikungunya, de 3 de janeiro a 7 de abril de 2017 foram registrados 242 casos suspeitos. Em 2016, no mesmo período, foram notificados 6.817 casos suspeitos.

 

Zika Vírus - De acordo com o boletim, de 3 de janeiro a 7 de abril deste ano, foram notificados 54 casos suspeitos de Zika Vírus. No mesmo período de 2016, foram registrados 2.953 casos. O Boletim Epidemiológico destaca que a notificação dos casos de Doença Aguda pelo Zika Vírus é primordial para nortear as ações de combate ao Aedes aegypti.

 

'É importante lembrar que a Doença Aguda pelo Zika Vírus foi inserida na Lista de Doenças de Notificação Compulsória a partir da Portaria Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, o que justifica o pico de notificações no mês de fevereiro de 2016 e o não registro de casos no ano de 2015', ressaltou Renata Nóbrega.

 

Obitos -  Até a 14ª Semana Epidemiológica foram notificados três óbitos com suspeita de causa de arboviroses nos municípios de Bayeux (1), João Pessoa (1) e Conceição (1). O boletim destaca que óbitos com suspeita de arboviroses devem ser informados imediatamente, ou seja, no período de 24 horas, conforme Portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016 - Secom-PB.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas