....
....
06/05/2017

ALERTA: Infestação de vermes no Rio São Francisco preocupa autoridades e suspende captação de água em dois trechos


O abastecimento de água em Penedo, Alagoas, voltou a ser suspenso após o retorno da infestação de vermes às margens do Rio São Francisco. A situação é problemática e atinge cerca de 40 mil pessoas.

 

De acordo com o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), responsável pela captação e distribuição de água na cidade, o problema voltou a ser detectado por volta das 22h da última sexta-feira (5).


Equipes do Instituto do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Universidade Federal de Alagoas e de Pernambuco e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estão tentando descobrir a origem do problema

 

O serviço chegou a ser paralisado na manhã da sexta, mas foi restabelecido no período da tarde após os vermes serem levados pela correnteza durante a maré baixa.

 

Segundo o diretor do SAAE, Francisco Souza Guerra, ainda não há previsão para o retorno do abastecimento. 'Estamos monitorando a situação e ontem voltamos a constatar o vermes, que permanecem até hoje pela manhã', falou.

 

O verme foi identificado como Poliquetas (Polychaeta), tipo aquático da classe anelídeo, que tem hábitos noturnos.

 

Segundo Souza, quando eles entram no sistema de captação, eles morrem e geram material orgânico. 'Essa massa orgânica morta começa a produzir um mau cheiro muito forte, como se apodrecesse a água. Esse é um fato inédito, até porque esse verme é noturno e, até mesmo de dia eles permanecem', explicou.

 

A captação de água também foi suspensa em Sergipe, nos municípios de Neópolis, Brejo Grande, no Povoado Saúde, em Santana de São Francisco; na sede de Ilha das Flores e também no Povoado Serra.

 

Equipes do Instituto do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Universidade Federal de Alagoas e de Pernambuco e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estão em Penedo tentando descobrir a origem do problema - G1.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas