....
....
13/05/2017

Papa Francisco canoniza irmãos pastorinhos que tiveram uma visão de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal, há cem anos


O papa Francisco proclamou santos os dois pastorinhos que teriam visto a Virgem Maria há cem anos, no Santuário de Fátima, em Portugal. A cerimônia aconteceu na manhã deste sábado, 13, e contou com a participação de centenas de milhares de fiéis.

 

Os irmãos Francisco e Jacinta, ambos morreram ainda adolescentes, anos depois de terem vistos as aparições. Assim, tornam-se os santos mais jovens da Igreja Católica que não morreram em martírio.


Em uma cerimônia que contou com a participação de fiéis católicos de todo o mundo, o papa Francisco proclamou santos os dois pastorinhos (os irmãos Francisco e Jacinta), que teriam visto a Virgem Maria há cem anos, no Santuário de Fátima, em Portugal

 

À espera do papa, muitos peregrinos que vieram de todas as partes do mundo, a noite no Santuário ao ar livre. Outros vieram de madrugada, com pequenas cadeiras dobráveis na mão e bandeiras de seus países: Espanha, Venezuela, França e África do Sul.

 

Na sexta-feira, o papa rezou pela paz mundial diante de centenas de milhares de peregrinos, na Capelinha das Aparições, construída no local onde, segundo a crença popular, a Virgem foi revelado pela primeira vez três filhos em 13 de Maio 1917.

 

Francisco, então com 9, Jacinta ,7, e sua prima Lucia dos Santos, 10, presenciaram aparições de Maria que relatou várias profecias e deu-lhes mensagens conhecidas pela igreja como 'O Segredo de Fátima'. Após as aparições, as três crianças foram perseguidas e presas, sendo libertas após forte pressão popular.

 

Lúcia foi a última dos três pastorinhos a morrer, em 2005, com 97 anos . Seu processo de beatificação começou em 2008.

 

Revelações - Os primeiros dois segredos foram revelados no meio do século passado: a primeira foi uma visão do inferno e o segundo sobre uma grande guerra mundial.

 

Mas o texto do terceiro 'mistério' só foi revelado em 2000, precisamente em Fátima, para o papa João Paulo II, que beatificou os pastorinhos.

 

O segredo se referia ao ataque sofrido pelo papa polonês em 13 de Maio de 1981, na Praça de São Pedro, durante 64º aniversário da primeira aparição de Fátima.

 

Milagres - Para que os dois pastores passassem pelo processo de canonização, a Igreja reconheceu dois milagres atribuídos a crianças portuguesas.

 

A primeira aconteceu em 1997, quando Maria Emilia Santos Português foi inexplicavelmente curada de 22 anos de paraplegia, após convocar os dois irmãos pastorinhos em orações.

 

O segundo, que abriu a porta para a canonização, ocorreu em 2013, no Brasil. A cura rápida e sem razão aparente de Lucas, de que cinco anos, que sofria de um ferimento grave na cabeça. Depois que seus pais invocarem os pastorinhos, como contado em Fátima, p menino rapidamente se recuperou e sem sequelas.

 

Embora as aparições narradas pelos pastorinhos não fazerem parte do dogma da Igreja, ou seja, não tem que ser dada como verdade por todos os fiéis, Francisco e Jacinta tornaram-se novos santos católicos.

 

A visita do Papa a Portugal, em meio a fortes medidas de segurança implementadas pelas autoridades portuguesas, terminará sábado à tarde, quando o Papa retornará a Roma - Estadão.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas