....
....
23/05/2017

Ricardo recebe cônsul britânico e discute parcerias entre a Paraíba e Reino Unido, em áreas como agricultura, recursos hídricos e saúde


O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta segunda-feira (22), a visita do cônsul britânico Graham Tidey, na Granja Santana. Durante o encontro, eles conversaram sobre as relações entre a Paraíba e o Reino Unido e pontuaram algumas oportunidades de parcerias.

Também participaram da reunião o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado, a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, e a secretária executiva da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio.



Na ocasião, Ricardo demonstrou interesse em estreitar o relacionamento com os britânicos e firmar parcerias que tragam benefícios para todos. "É uma satisfação recebê-lo e poder conhecer um pouco mais sobre os investimentos do Reino Unido e, ao mesmo tempo, mostrar um pouco do que nosso Estado está realizando. O que pudermos avançar nas parcerias será muito benéfico para a Paraíba", disse o governador.

Ele afirmou que a Paraíba pode pensar em projetos relacionados, por exemplo, ao uso da água, à agricultura familiar e na área de saúde. "Temos um bom polo de tecnologia em Campina Grande que pode ser ampliado através de parcerias. Enfim, acho muito importante utilizar a tecnologia para facilitar a vida da população em vários campos", enfatizou.

O cônsul britânico Graham Tidey explicou que representa os interesses do Reino Unido no Nordeste e lidera o setor de tecnologia e cidades inteligentes na região. O cônsul afirmou que o objetivo é ampliar a relação com a Paraíba.

"Pretendemos ter mais parcerias com este Estado, que tem muito potencial e está sendo bem liderado pelo governador Ricardo Coutinho. Hoje falamos sobre a possibilidade de trabalharmos na Paraíba um aprimoramento do fornecimento de água e saneamento do Estado. A Paraíba é o estado que mais reduziu a perda de água no país, em 2016, uma grande conquista", lembrou o cônsul.

Ele também disse acreditar que vale a pena compartilhar experiência com a Paraíba. "Abordamos também a possibilidade de interligação do sistema de tecnologia da informação da área de saúde para que as informações dos pacientes estejam disponíveis em toda a rede. No Reino Unido já existe este sistema e podemos mostrar ao estado como fizemos. A Paraíba tem bastante acesso ao nosso fundo de pesquisa e queremos ampliar ainda mais", afirmou - Secom-PB.

Portal Carlos Magno

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas