....
....
26/05/2017

Vereador Olimpio Oliveira quer agilidade para que Feira Central de Campina Grande seja Patrimônio Cultural do Brasil


A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Olimpio Oliveira pedindo à presidente do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Dra. Kátia Santos Bogéa, mais agilidade na apreciação do processo para o Registro de Patrimônio Imaterial da Feira Central de Campina Grande.

Segundo Olimpio, há exatamente uma década, ou seja, no ano de 2007, a Prefeitura de Campina Grande formalizou, perante o Iphan, o pedido do registro de Património Imaterial da Feira Central de Campina Grande no Livro dos lugares, seguindo os preceitos do Decreto n° 3.551/2000, conforme o processo nº 01450.012500/2007-33.



Ocorre que, passados 10 anos, o Iphan ainda não decidiu sobre o pedido formulado pela Prefeitura de Campina: "A esperança para a sustentabilidade e a preservação da Feira Central para as gerações futuras depende desse sonhado reconhecimento por parte do Iphan, pois certamente facilitará na captação de recursos para a tão necessária revitalização", ponderou Olimpio.

Olimpio ainda argumentou que a Feira Central é o espaço predileto dos habitantes do Compartimento da Borborema, que compreende cerca de 100 municípios, para a compra de gêneros alimentícios e produtos regionais, o que faz dela um singular centro de confluência de saberes e fazeres, ou seja, é um lugar muito rico de Manifestações Sócio-Artístico-Culturais.

Segundo o parlamentar, o local é um verdadeiro Museu das Tradições Nordestinas a céu aberto. Ademais, a cidade de Campina Grande nasceu nessa Feira, fato que ressalta também a sua importância histórica.

Portal Carlos Magno

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas