PÁGINA INICIAL  |  BIOGRAFIA  |  GERAL  |  POLÍTICA  |  RELIGIÃO |  POLICIAL  | ARQUIVO DE NOTÍCIAS  | CONTATO
 




28/05/2017

Após 3 cânceres, apresentadora Ana Maria Braga pensa em se internar para curar vício no cigarro


Ana Maria Braga já enfrentou três cânceres: um de pele, um no canal anal e, mais recentemente, um no pulmão. Mesmo acreditando que o último tumor surgiu devido ao tabagismo, a apresentadora diz não conseguir parar de fumar.

"É um risco que toda pessoa que fuma tem e eu achei que estava imune", afirmou em depoimento que fez ao vivo em seu programa, Mais Você (TV Globo), em 2015, para revelar que estava tratando um novo câncer.



Em entrevista à revista Veja Rio, Ana Maria contou que fuma cerca de um maço de cigarros por dia e que sua dependência é tanta que ela até pensa em se internar em uma clínica por um mês para tratar o vício.

Na maioria dos casos, o câncer de pulmão está diretamente relacionado ao tabagismo, até mesmo quando o fumante é passivo. Ou seja, a pessoa não fuma, mas convive com fumantes.

O cigarro é tão prejudicial para a saúde dos pulmões, traqueia e brônquios que o risco de um fumante ter câncer nos pulmões já diminui apenas 20 minutos depois de parar de fumar.

A inalação de agentes químicos, como radônio, amianto e arsênio, de poeira e poluição também são fatores que podem desencadear o aparecimento do tumor.

Apesar de comumente estar associado ao câncer de pulmão, o tabagismo pode desencadear diversas outras doenças graves. Segundo o site do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o cigarro também é fator de risco para o câncer no canal anal, que foi o que Ana Maria teve em 2001, e para vários outros tipos de câncer, como o de pâncreas.

De acordo com o cirurgião oncologista Felipe Coimbra, fumantes têm até três vezes mais chances de ter câncer no pâncreas.

Não fumar também ajuda na prevenção da leucemia, do câncer de estômago e ainda é capaz de reduzir em quase 30% os riscos de uma mulher ter câncer de mama - Bolsa de Mulher.

Portal Carlos Magno

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas






 


 


 
Política, bastidores da campanha, atuação jornalística: veja entrevista de Carlos Magno ao Ponto a Ponto da TV Itararé
 

 

.......................................................


www.carlosmagno.com.br

             Jornalista
 Apresentador
 Comentartista Pol?ico
 Cel. (83) 98720-7870
 e-mail:
contato@carlosmagno.com.br
 Facebook: www.facebook/jornalistacarlosmagno
 Twitter: @magnopb
 Instagran: @jornalistacarlosmagno