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02/11/2013

Enquanto Ricardo Coutinho diz que pavimenta a Paraíba, CNT diz que estado tem 62% de rodovias comprometidas


Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) sobre as condições das rodovias na Paraíba mostra que, dos 1.644 quilômetros avaliados no Estado, 62,1% apresentam deficiência no pavimento, na sinalização ou na geometria. Segundo o levantamento divulgado ontem, são 1.021 quilômetros de vias paraibanas com problemas.

 

Na Paraíba, a CNT avaliou 1.248 quilômetros de via federal e 396 de rodovias estaduais. Em relação à pavimentação, o percentual da extensão avaliada, entre vias federais e estaduais, que não se encontra favorável ficou em 42,1%, ou seja, estão em condições que variam de regular (28,2%) a ruim (10,9%) ou péssima (3%).
 
Estudo revelou que rodovias estaduais são as piores
 Estudo revelou que rodovias estaduais são as piores
 

Estaduais são as piores - São 692 quilômetros (km) de via que apresentam este tipo de problema, sendo que 115 quilômetros de rodovias estão em péssimo estado de conservação. Conforme o estudo da CNT, as piores rodovias avaliadas no estudo são de responsabilidade estadual. Na lista estão o trecho da PB-066, que liga a BR-230 até o estado de Pernambuco e passa pelo município de Ingá, a PB-228, no Sertão, e a PB-386, que liga os municípios de Conceição a Itaporanga.

 

Já em relação à sinalização, 65,6% dos mais de 1,6 mil km de rodovia na Paraíba estão em condições consideradas regular (40,1%), ruim (15,8%) ou péssima (9,7%). Nessa situação estão 1.079 km de vias no Estado. Em se tratando de geometria, o estudo aponta que 94,6% das rodovias têm condições deficientes, variando de regular (43,2%), a ruim (14,1%) e péssimo (9,7%).

 

Conforme o estudo, 1.556 km de rodovias paraibanas apresentam problemas quanto à geometria. A pesquisa da CNT aponta ainda que a maior parte da extensão pesquisada (83,8%), ou seja, 1.377 km de via é formada por pistas simples e de mão dupla e 47,5% tem pintura na faixa desgastada.

 

O trecho da PB-228, com apenas nove quilômetros de extensão, foi avaliado como péssimo em todos os critérios usados na pesquisa, ou seja, não atendeu condições adequadas de pavimentação, sinalização e geometria. Segundo a CNT, três rodovias paraibanas foram classificadas como péssimas, outras cinco estavam ruins, sete consideradas em estado regular e três boas. Nenhuma via foi avaliada como ótima pelo estudo.

 

Federais são as melhores - As rodovias que melhor foram classificadas foram as federais. Na lista das vias pesquisadas na Paraíba estão onze rodovias federais (BRs 101, 104, 110, 116, 230, 361, 405, 408, 412, 426 e 427) e nove estradas estaduais (PBs 066, 228,238, 250,262, 306, 386, 393 e 4).

 

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA procurou o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para saber sobre planos para melhoria das estradas, mas o superintendente do órgão, Carlos Pereira, não atendeu aos vários telefonemas.

 

Esta é a 17ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias e foram avaliados 96.714 km no país em 30 dias de coleta em campo. Foram pesquisadas toda a malha federal pavimentada e as principais rodovias estaduais. Na Paraíba, os investimentos na reestruturação do pavimento foi da ordem de R$ 481,35 milhões para recuperar 853 quilômetros, conforme revela a pesquisa da CNT.

 

Do Blog Carlos Magno, com Jornal da Paraíba