....
....
01/06/2017

Hospital de Trauma de Campina Grande lança campanha para evitar queimaduras no período junino


O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, realiza na segunda-feira (5), por meio da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), o lançamento da 14ª Campanha de Prevenção às Queimaduras que tem como slogan 'Quem brinca com fogo pode se queimar'. O evento acontecerá às 10h, no auditório da unidade de saúde.

A abertura da campanha vai contar com a participação da orquestra do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes do Governo do Estado da Paraíba (Prima).



A mobilização, que segue até o dia 30 deste mês, tem o objetivo de reduzir o número de pessoas queimadas neste período de festas juninas e sensibilizar a população sobre os cuidados para evitar acidentes.

Para alertar as crianças, equipes de saúde do Hospital de Trauma vão realizar uma série de palestras em escolas da cidade. Segundo a médica Isis Lacerda, tradicionalmente em época junina os acidentes com fogos e fogueiras tornam-se responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na Unidade de Queimados.

A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e fogos de artifício.

Durante o mês de junho no ano passado, a Unidade de Queimados do Trauma atendeu 42 pessoas com ferimentos causados por fogos e fogueiras, sendo, sendo 13 crianças na faixa etária de zero a 14 anos.

O Hospital de Emergência e Trauma é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar durante 24h atendendo à população do compartimento da Borborema.

A coordenação da Campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar transtornos durante as festas. Em caso de queimaduras, eles devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma.

Segundo os médicos, não deve ser aplicado creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso agrava o ferimento - Secom-PB.

Portal Carlos Magno

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas