....
....
04/11/2013

Governo Ricardo Coutinho quer novo aumento para as contas de água: 8,67%, índice maior que a inflação


A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba Cagepa está propondo à Agência de Regulação do Estado da Paraíba mais um reajuste na tarifa de água dos paraibanos. Desta vez, a proposta é de que as contas aumentem 8,67%, percentual que fica acima da inflação medida pelo IPCA, no período proposto. A proposta de reajuste foi apresentada pela empresa durante audiência pública realizada na semana passada em João Pessoa.

 

A decisão sobre o aumento sairá até a próxima segunda-feira, dia 11. A proposta da Cagepa é de que o aumento seja aplicado de forma linear, ou seja, para todos os consumidores paraibanos, sejam eles residenciais, do comércio, da indústria ou do serviço público, excetuando-se, apenas, os consumidores que são classificados na faixa da chamada tarifa social.
 

 

Porém, o percentual de paraibanos que não serão afetados é mínimo, já que das mais de 800 mil contas de água emitidas mensalmente pelo órgão, apenas cerca de 4% se enquadram na chamada tarifa social, o que significa dizer que 768 mil paraibanos pagarão mais caro pela conta de água.

 

O último reajuste nas contas de água dos paraibanos foi aplicado pela Cagepa no dia 10 de agosto do ano passado e ficou na ordem de 7,69%, também acima do índice inflacionário do período de 12 meses medido pelo IPCA, que foi de 5,86%.

 

Do Blog Carlos Magno