....
....
16/06/2017

Uber enfrenta uma de suas piores crises e cogita afastar seu fundador e diretor executivo


Após repetidas polêmicas, de acusações de ilegalidade trabalhista a assédio sexual, a Uber enfrenta uma de suas piores crises e, na tentativa de tentar recuperar sua imagem, já considera até mesmo afastar seu fundador e diretor-executivo, Travis Kalanick. Ele poderia receber uma licença, ou ter suas atribuições modificadas.

Um cenário desalentador para uma empresa que surgiu prometendo revolucionar a Mobilidade urbana, tornando-se, com o Airbnb, um sinônimo de economia do compartilhamento. Em mais uma etapa do inferno astral enfrentado pela empresa, ontem ocorreu a saída do vice-presidente sênior, Emil Michael.



Criada em 2009 e lançada no ano seguinte em São Francisco, nos Estados Unidos, a Uber foi um sucesso imediato. No Brasil, ela começou em 2014. Mas logo surgiram tanto as queixas de meios de transporte tradicionais, como os táxis, quanto dos próprios profissionais ligados à Uber - o termo uberização passou a ser sinônimo de precariedade nas relações trabalhistas.

A empresa enfrentou processos trabalhistas, criou um software para enganar autoridades em cidades onde havia restrições legais e, mais recentemente, denúncias de sexismo e assédio sexual.

A saída de Kalanick foi discutida pelo Conselho de Administração no último domingo e, apesar de provável, ainda não é certa. Após se submeter a uma investigação sobre assédio sexual e cultura de trabalho, o conselho da Uber se reuniu para avaliar as recomendações do ex-procurador-geral dos EUA Eric Holder, que fez uma análise das práticas da empresa. Na semana passada, foram demitidos 20 funcionários em decorrência da avaliação.

Após sete horas de discussão, o conselho decidiu pelo afastamento de Michael, próximo a Kalanick. Figura controversa dentro e fora da Uber, Michael já protagonizou diversas polêmicas. Em 2014, ele sugeriu que a Uber deveria descobrir e revelar segredos comprometedores de jornalistas que criticavam a empresa. Apesar de descrever os comentários de Michael como terríveis, Kalanick o manteve na companhia.

James Cakmak, analista da Monness Crespi Hardt, disse à Bloomberg que Michael teria sido sacrificado em uma tentativa de proteger Kalanick.

Michael e Kalanick, recentemente, foram acusados de terem tido acesso à ficha médica de uma mulher estuprada por um motorista da Uber em Nova Délhi, na Índia, em 2014. Na ocasião, Michael chegou a afirmar que o estupro teria sido armado por uma empresa concorrente.

O presidente de negócios da Uber na região da Ásia-Pacífico, Eric Alexander, foi demitido da empresa na semana passada, apontado como o responsável pela obtenção dos documentos. A demissão, porém, só aconteceu depois que a mídia revelou o incidente. Alexander, no entanto, afirmou que tanto Kalanick como Michael tiveram acesso à ficha médica. O caso de estupro levou as autoridades indianas a proibirem temporariamente o funcionamento da Uber em Nova Délhi.

SEXISMO E DISPUTAS TRABALHISTAS

Em uma tentativa de melhorar sua imagem, a Uber vai nomear Wan Ling Martello, executiva da Nestlé, para seu conselho, segundo o Wall Street Journal e a Bloomberg. Desde a semana passada, é a terceira mulher a ser convocada.

A Uber já havia anunciado a contratação de Frances Frei, professora de Administração na Universidade de Harvard, como vice-presidente sênior de estratégia e liderança, e de Bozoma Saint John, da Apple, como diretora de marca.

As acusações de sexismo surgiram após a engenheira Susan Fowler criar um blog contando sobre atos de assédio sexual e discriminação na empresa. Ela trabalhou na Uber de novembro de 2015 a dezembro de 2016. Uma de suas denúncias relatava uma proposta de noitada por um superior.

No ano passado, a Uber perdeu uma disputa na Justiça britânica, pela qual terá de pagar salário mínimo e direitos trabalhistas aos motoristas. A empresa apelou, e haverá uma audiência em setembro.

Já em Nova York, a Uber, no mês passado, admitiu ter calculado para baixo os recursos devidos aos motoristas. A empresa vai reembolsá-los em US$ 900. Sob a legislação local, eles são considerados empregados.

Os resultados da análise de Holder serão divulgados hoje. A Uber disse que seu conselho se comprometeu a acatar todas as recomendações - O Globo.

Portal Carlos Magno

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas