PÁGINA INICIAL  |  BIOGRAFIA  |  GERAL  |  POLÍTICA  |  RELIGIÃO |  POLICIAL  | ARQUIVO DE NOTÍCIAS  | CONTATO
 




19/06/2017

Inmetro alerta para riscos de acidentes com o spinner, nova mania entre crianças e jovens


O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) orienta os consumidores para o risco de acidentes envolvendo o spinner, o atual brinquedinho da moda. Com três pontas, a graça do brinquedo é fazê-lo girar em diversas posições e partes do corpo.

Segundo o Inmetro, há relatos de acidentes envolvendo o spinner em outros países, principalmente engasgamento provocado pela ingestão de partes pequenas, como os rolamentos. Nos modelos movidos a motor, há o risco de engasgamento com as baterias de botão utilizadas no brinquedo.



O Inmetro alerta que esse brinquedo é contraindicado para crianças com idade inferior a 6 anos. Se a criança for mais nova e já tiver ganhado um spinner, a recomendação do Inmetro é que o brinquedo seja retirado dela.

No caso das crianças maiores, o Inmetro aconselha que o brinquedo seja utilizado sob a supervisão de um adulto - nunca deixa-la sozinha com o spinner.

Como se trata de um brinquedo, a recomendação do Inmetro é que só sejam comprados peças com o Selo de Identificação da Conformidade do instituto. O problema é que a maioria dos brinquedos em circulação são vendidos em bancas de jornais e camelôs, sem qualquer fiscalização.

"Por se tratar de um brinquedo, para ser fabricado, importado ou comercializado, o produto precisa cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema e deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação", diz o Inmetro.

As peças sem o selo estão irregulares e as empresas que venderem esses produtos e forem flagradas pela fiscalização estão sujeitas às sanções previstas em lei, como interdição e  apreensão do produto, além da aplicação de até 3 milhões de reais.

Denúncias sobre a venda de brinquedos em condições irregulares podem ser encaminhadas para a ouvidoria do Inmetro - Veja.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas






 


 


 
Política, bastidores da campanha, atuação jornalística: veja entrevista de Carlos Magno ao Ponto a Ponto da TV Itararé
 

 

.......................................................


www.carlosmagno.com.br

             Jornalista
 Apresentador
 Comentartista Pol?ico
 Cel. (83) 98720-7870
 e-mail:
contato@carlosmagno.com.br
 Facebook: www.facebook/jornalistacarlosmagno
 Twitter: @magnopb
 Instagran: @jornalistacarlosmagno