....
....
20/06/2017

Ricardo entrega sistema de rádio digital e assina protocolo para Laboratório de Soluções Inteligentes para a Segurança Pública na Paraíba


O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta segunda-feira (19), equipamentos que fazem parte da primeira etapa de implantação do sistema de rádio comunicação digital para as forças de segurança do Estado. O sistema digital é composto por softwares e rádios (hand talks), além de outros equipamentos modernos e de última geração (Sistema Tetra) utilizados em países da Europa.

Na ocasião, o governador também assinou um protocolo para a criação de um Laboratório de Soluções Inteligentes para a segurança pública em parceria com a Motorola Solutions Brasil. Os equipamentos representam um investimento de R$ 33 milhões, em parceria com o Governo Federal.



A tecnologia começa a funcionar, inicialmente, na região metropolitana de João Pessoa, proporcionando às Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) uma comunicação segura e de qualidade. A vice-governadora Lígia Feliciano, auxiliares do Governo, deputados estaduais e representantes da área da segurança participaram do evento.

Na ocasião, o governador lembrou que o sistema representa um avanço essencial para o desempenho do trabalho das forças de segurança que terão mais rapidez na informação e nos resultados. "Esse é um passo importante para a segurança da Paraíba, saímos de uma espécie de Lambreta para uma Ferrari".

Ele afirmou que o investimento significa a qualificação da segurança, com uma das melhores tecnologias existentes no mundo. "Esta é a primeira etapa que vai interligar cerca de 20 municípios da região metropolitana de João Pessoa. Isso vai possibilitar respostas mais rápidas por parte da segurança pública em função da cobertura do sistema. A Paraíba não tinha nenhuma cobertura segura, com este sistema 97% do Estado será alcançado pela tecnologia", ressaltou.

Ricardo ainda destacou a relevância da assinatura do protocolo para a implantação de um Laboratório de Soluções Inteligentes voltado para a segurança. "Foi um pedido aceito pela empresa que ganhou a licitação, a Motorola, para trazer para a Paraíba um laboratório onde serão permanentemente produzidas soluções inteligentes em tecnologia para a área de segurança. Isso vai servir para a Paraíba e creio que para o Brasil", observou.

O sistema permite radiocomunicação criptografada, com 40 pontos de repetição, capaz de oferecer um sinal de qualidade e com alta disponibilidade para os órgãos operativos de Segurança Pública. Ao todo, serão entregues mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão e uma tecnologia digital que permite fornecer localizações exatas - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas