....
....
21/06/2017

Cartunista Fred Ozanan integra júri de premiação internacional e recebe homenagem de universidade de São Paulo


O cartunista Fred Ozanan, mais uma vez, integrou o Júri de Premiação do Salão Universitário de Humor da Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, evento internacional dedicado especialmente ao segmento do humor gráfico.

O evento recebeu trabalhos de universitários de países como China, Irão, Uruguai, Índia, Romênia, República Tcheca, Indonésia, Sérvia e Turquia, estará em exposição  aberta a visitação pública até o dia 11 de Agosto, no Átrio, do Campus Taquaral da Unimep, em Piracicaba.



Neste ano de 2017 o Salão Universitário comemora os seus 25 anos de criação e os 91 trabalhos integrantes da mostra competitiva foram selecionados dentre os quase mil inscritos que e julgados por reconhecidos cartunistas brasileiros, dentre os quais Camilo Riani (Unimep-Coordenador do evento), Baptistão (Estadão/Veja), Fred Ozanan (Unifacisa), Dalcio Machado (Veja), DaCosta (Tribuna de Santos), além de Joseli Lazier (fundação Martha Watts/Unimep) e Renato Elston (Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da Unimep).

HUMOR INTELIGENTE DOS PREMIADOS

Com críticas ao preconceito e à dependência tecnológica, o estudante Douglas de Souza Vieira, do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), de Santos foi o vencedor das categorias Charge e História em Quadrinhos (HQ).

Caricatura foi vencida por Bruno Sebastián Carro Motta, da Escula Nacional de Bellas Artes, do Uruguai, com a caricatura de Pablo Picasso cuja composição apresenta o traço do cubismo, além de a sutileza bem resolvida e outros detalhes que remetem à obra do artista.

O prêmio Meio-Ambiente foi conquistado pelo estudante Rodrigo da Silveira, da Univille (Joinvile/SC) que apresentou a qualidade e a simplicidade visual com projeto delicado repleto de significado, com o qual expõe que a natureza tem sido vivenciada de maneira cada vez mais virtual.

Na categoria Cartum, Suélen Beker Benitez, do Centro Universitário Internacional Uninter, o seu trabalho traz uma visão como lidar com uma das situações mais difíceis do ser humano: a prisão.

O Salão Universitário ainda possui a categoria Internet que é destinada a votação dos classificados no salão que escolhem o melhor trabalho de forma direta e pessoal.

MENÇÃO HONROSA

Pela qualidade dos trabalhos, o Juri de Premiação concedeu Menção Honrosa aos universitários Mozhdeh Malek Oghli (University of Guilan-Irã) em Cartum; Alexsander Faria de Souza (UNIP-Campinas), Luciano Sores de Lima (FURG) e Fabiano Carriero Eiras(PUC/Campinas) em Caricatura; Sepideh Seifizadeh (University os Guilan-Irã) e Sogand Seydjoo (University og Guilan-Irã) na categoria Meio-Ambiente.

HISTÓRICO

Criado em 1992 como importante espaço para a manifestação artística e a revelação de milhares de jovens talentos universitários, o Salão Universitário de Humor da Unimep surgiu de uma proposta do reitor Almir de Souza Maia apoiada por um grupo de docentes e funcionários, entre eles o professor Adolpho Queiroz (Markenzie), um dos fundadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e primeiro presidente da comissão organizadora do evento na universidade.

O destaque nos primeiros anos, até hoje considerado a maior revelação foi o então universitário Fred Ozanan, de Campina Grande, Paraíba, premiado seguidamente nas cinco primeiras versões do evento, recebendo homenagem especial da Reitoria da  Unimep no sexto salão, ano em que também fez o cartaz e a partir daí passou a figurar no júri de premiação ao lado de cartunistas como Ziraldo, Dálcio, Cláudio Oliveira, Fernando Gonzalez, Leite, Jean, Gustavo Duarte, Luiz Fernando Veríssimo e DaCosta.

O cartunista Fred Ozanan, atualmente aluno de pós-graduação da UNIFACISA esteve diretamente envolvido com esse salão em seus 25 anos, vinte dos quais pessoalmente integrando o júri de premiação, participando ainda de mostras paralelas a exemplo da exposição 'Quem disse que o Brasil não tem Graça'?, 'Henfil e Fred, o lado obscuro da Educação' e 'Humor Olímpico', além de palestras para estudantes de comunicação e publicidade.

PARALELAS

Para celebrar a trajetória de 25 anos do Salão Universitário de Humor, a Unimep presta homenagem aos cartunistas Fred Ozanan, Dalcio Machado, Henfil e Baptistão  no próprio campus Taquaral, com a mostra ?A Paralela das Paralelas?, que é integrada pelos melhores desenhos de humor gráfico que compuseram as paralelas do Salão de Humor das últimas décadas, mostradas através de painéis com 80 obras - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas