....
....
04/07/2017

Presidente da Aesa prevê fim do racionamento em Campina Grande para os próximos 15 dias


O presidente da AESA, João Fernandes avisa que até o dia 19 de julho é provável que o município de Campina Grande esteja liberado das restrições do uso da água do açude de Boqueirão. Ele espera que até lá o açude tenha recebido o volume de água necessário para a liberação.

O açude de Boqueirão (Epitácio Pessoa) está hoje, com 28,9 milhões de metros cúbicos de água. Segundo João Fernandes, até o dia 19 de abril, o açude estava com menos de 12 milhões, mas mesmo com o aumento ainda está sendo pouca a vazão de água por conta do problema que houve do rompimento no canal.



"Com a restauração do sistema feito pelo governo estamos recebendo uma quantidade menor de água. Para se ter uma ideia está chegando a Monteiro 3. 170 litros por segundos. A nossa expectativa é que aumente para 9 litros por segundo para não atrapalhar o nosso planejamento. Se isso tivesse sido alcançado em 60 dias nós já teríamos resolvido o problema de Campina Grande", destacou.

Segundo ele, a experiência no dia a dia obrigou os técnicos a fazerem um prognóstico de 60 a 90 dias para o pronto restabelecimento do abastecimento no compartimento da Borborema.

"Nós desejamos que no máximo, no dia 19 de julho, a cidade de Campina Grande esteja liberada do racionamento, mas os três metros cúbicos não são suficientes para nos dar a tranqüilidade, se não fossem as chuvas caída em Caraúbas, Coxixola, São Domingos do Cariri e Monteiro", disse.

Contudo, o presidente apela para que o governo federal acelere o encaminhamento das águas corrigindo os defeitos existentes em um canal que está com problemas para aumentar a vazão de água para o açude de Boqueirão.

"Só para o município de Campina Grande, nós vamos precisar tirar mil e trezentos litros mais a chamada evaporação, o que faz com a entrada não corresponda à saída porque depois de regularizar Boqueirão, precisamos mandar ainda água para o açude de Acauã, que abastece o médio Paraíba, que compreende mais de dez municípios tão importante quantos os outros", ressaltou.

Conforme João Fernandes, atualmente 04 açudes estão sangrando na Paraíba. O açude de São José localizado em Monteiro, que vem recebendo as águas do Rio São Francisco. No litoral, o açude de Gramame Mamuaba, que sangra em razão das fortes chuvas que precipitam na região, além de Poções e Taperoá - Paraibaonline.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas