....
....
08/07/2017

Veneziano analisa projeto que prevê identificação de autistas no censo demográfico para definição de políticas públicas


O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB/PB) analisa, como relator na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 6575/2016, que torna obrigatória a coleta de dados e informações sobre autismo nos censos demográficos realizados a partir de 2018.

A matéria é de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) e altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).



Atualmente, o estatuto já prevê que os censos demográficos incluam dados sobre pessoas com deficiência, mas sem especificar o autismo, apesar de a Lei 12.764/2012 já ter reconhecido o autismo como deficiência para todos os efeitos legais.

Segundo Veneziano, conhecer a condição social, a faixa de renda, a escolaridade, a faixa etária é um fator essencial para o desenho de qualquer política pública.

"É sabido que o autismo é uma deficiência que, se tratada de maneira adequada, permite a inserção praticamente plena dos seus portadores no convívio social, desde que algumas políticas de incentivo e apoio possam ser adotadas em seu favor, de modo a superar os problemas existentes", destaca Veneziano, que ressalta ainda que o autismo caracteriza-se pelo alto nível de inteligência do portador, a despeito da dificuldade de interagir e comunicar-se com as demais pessoas.

De acordo com a autora, deputada Carmen Zanotto, as políticas públicas ainda não garantem aos autistas o pleno exercício da cidadania, uma vez que não existem adaptações na educação, na saúde ou na assistência social. A deputada acredita que a principal causa para essa omissão do Estado seja a inexistência de dados oficiais sobre o autismo - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas