....
....
11/07/2017

Conselho se reúne e discute medidas para melhorar segurança no entorno do presídio do Serrotão, em Campina Grande


O Conselho Municipal de Segurança Comunitária de Campina Grande (CONSEG) esteve reunido mais uma vez nesta segunda-feira (10). O encontro ocorreu na sede do Ministério Público da Paraíba, que fica localizada no bairro da Liberdade. A pauta mais discutida no encontro foi a segurança no entorno do Presidio Regional de Campina Grande, o 'Serrotão'.

O diretor da penitenciária, Delmiro Nóbrega, aproveitou o encontro para abordar os problemas enfrentados pelo sistema penitenciário no Brasil no primeiro semestre, destacando as rebeliões e fugas nos estados da Amazonas e do Rio Grande do Norte. Em seguida apresentou números positivos apresentados pela unidade prisional paraibana de janeiro a junho deste ano, período em que a penitenciária não apresentou nenhum registro de fugas ou mortes.



Contudo, o diretor alertou sobre os recorrentes desafios enfrentados pelo presídio e que precisam de soluções imediatas, com destaque para as inúmeras tentativas de arremesso de materiais ilícitos vindos de fora do presídio.

O conselho avaliou também as reivindicações formalizadas ao Secretário de Segurança da Paraíba, Cláudio Lima, após a reunião do dia 12 de junho. Entre os pedidos que haviam sido realizados ao órgão estadual, destacam-se a recuperação e liberação da unidade móvel que foi enviada para Campina Grande pelo Governo Federal por meio do programa 'Crack, é Possível Vencer', que se encontra sem uso no pátio do IIBPM.

O micro-ônibus do Programa 'Crack, é Possível Vencer' integra um conjunto de motocicletas e de equipamentos eletrônicos para auxiliar nas ações de combate ao tráfico e uso de drogas. No veículo estão instaladas 20 câmeras e um telescópio que alcança 9 metros de altura.

Em sua participação na reunião do CONSEG no mês de junho, o secretário Cláudio Lima informou que o uso do micro-ônibus dependia da liberação do governo e federal, e garantiu empenho para resolver a situação.

A reformulação da 4ª Delegacia Distrital, situada no bairro das Malvinas, a incorporação do 10º Batalhão da Polícia Militar ao policiamento ostensivo de Campina Grande e a instalação do Comitê de Eventos são ações que também estão sendo defendidas pela sociedade. O presidente do CONSEG, Anchieta Bernardino, após deliberação do Conselho, vai solicitar informações ao Secretário Cláudio Lima sobre essas demandas.

Novas reivindicações

Os representantes da sociedade civil organizada no CONSEG utilizaram o tempo também para apontar problemas de segurança em outras localidades da cidade, a exemplo do bairro Ligeiro e da Catingueira, que carecem de melhor iluminação pública. Quem representou a Polícia Militar na reunião foi o comandante do 2º Batalhão, Tenente Coronel Lamarck Vitor Donato.

O presidente do CONSEG, Anchieta Bernardino enalteceu o encontro e a participação dos membros do órgão na reunião desta segunda-feira. "Estamos muito felizes pelo número de participações no tempo que dispomos para a reunião. Foi muito produtivo nosso encontro e tenho certeza que esse debate será visto na melhoria prática da segurança pública de Campina Grande" pontuou.

O próximo encontro do Conselho Municipal de Segurança Pública de Campina Grande vai acontecer no dia 7 de Agosto - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas