....
....
12/11/2013

Vital participa de Encontro de Servidores e lamenta falta de diálogo do governador com as categorias


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) participou na noite desta segunda-feira (11) do 1º Encontro de Servidores Públicos do Estado da Paraíba, realizado no auditório da Estação Ciência, em João Pessoa. Ele falou durante cerca de 30 minutos sobre a importância dos servidores públicos para as administrações e debateu com os presentes os principais problemas enfrentados pelas 36 categorias representadas no evento.

 

Segundo Vital, a Paraíba vive um momento complicado na relação entre governo e servidores, com falta de diálogo e perda de conquistas históricas. “Estabeleceu-se na Paraíba a cultura da briga, do atrito. Quem vê o governador triste é porque naquele dia não brigou com ninguém. Está na sua gênese a discórdia. Na Paraíba, lamentavelmente, não há mais espaço para o diálogo e para a conciliação”, afirmou o Senador.
 
Senador Vital do Rêgo, na abertua do Encontro de Servidores
 Senador Vital do Rêgo, na abertura do Encontro de Servidores
 

Ele destacou a importância do evento, que reuniu servidores de 36 categorias diferentes, através de sindicatos e associações e criticou a estratégia do governo de desprezar os servidores e utilizar a mídia para mostrar uma Paraíba inexistente. “São entidades das mais variadas lutas, de sofrimentos divididos, mas de multiplicadas esperanças, que dizem não a um governo ditatorial, que quer impor aos cidadãos um estado virtual”.

 

Vital do Rêgo se colocou como parceiro dos servidores para, a partir da realização do encontro, iniciar uma jornada dos servidores contra o autoritarismo governamental. “Coloco-me como um soldado que conhece a realidade dos servidores e considera este encontro como o ponto de partida, o primeiro passo de uma jornada, de um luta contra um poder totalitário. Hoje o estado gasta mais com publicidade do que em outras áreas importantes. É um estado de um modelo autoritário, do quero, posso, mando e faço”.

 

“Saúde negociada” – Vital lembrou que a vocação dos poderes totalitários é o do estado mínimo, “que não admite, sequer, o diálogo, a negociação”. E lembrou que o governador Ricardo Coutinho, a partir do seu primeiro mês de mandato, estabeleceu na Paraíba um governo que persegue os servidores. “Temos hoje na Paraíba um estado que cortou conquistas históricas, fruto de anos de negociação”.
 
Senador Vital do Rêgo, recebe certificado de participação no Encontro de Servidores
 Senador Vital do Rêgo recebe certificado de participação no Encontro de Servidores
 

Vital criticou as atitudes do governo em relação à Saúde, dizendo que a Saúde da Paraíba não foi terceirizada, mas negociada. “Hoje temos uma Saúde que eu julgava terceirizada, mas a partir deste seminário vi que não é terceirizada, pois o termo mais apropriado para indicar o estado em que vive a Saúde da Paraíba é ‘negociada’.”.

 

Ele lembrou que os paraibanos continuam esperando as promessas do governador para melhorar a Saúde, como a de implantar uma maternidade em cada cidade paraibana. “Vemos hoje na Paraíba a Saúde que continua esperando as 223 maternidades prometidas, a Saúde da fila da morte no Hospital Arlinda Marques e de outros tantos desmandos administrativos”.

 

Após a fala, Vital respondeu a perguntas feitas pelos servidores que participaram do encontro e recebeu um certificado de participação das mãos dos representantes das 36 entidades de servidores públicos presentes.
 
Do Blog Carlos Magno, com Assessoria