....
....
12/11/2013

Vereadores faltam às sessões em São Domingos do Cariri, tem o ponto cortado e geram tumulto em plenário. Veja Nota da Câmara


Em sessão realizada nesta segunda-feira (11), o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos do Cariri, vereador Ananias Serafim Ferreira cortou o ponto dos vereadores Antônio Pereira Diniz e Gercino Joaquim de Andrade. O motivo, segundo o presidente, é que os dois parlamentares haviam faltado a sessões acontecidas anteriormente.

 

De acordo com o presidente Ananias Serafim Ferreira, ao faltar às sessões os dois vereadores infringiram o Regimento Interno da Casa. De forma democrática, Ananias Serafim submeteu aos demais vereadores presentes a decisão sobre qualquer punição aos parlamentares faltosos.
 
Confusão na Câmara de São Domingos do Cariri

 

De acordo com Ananias Serafim, o plenário, que é soberano, decidiu não abonar as faltas dos vereadores Antônio Pereira Diniz e Gercino Joaquim de Andrade. Neste momento, de acordo com o presidente, começou um tumulto no plenário, provocado pelos vereadores Antônio Pereira e Gercino Joaquim, “que tentaram tumultuar a sessão, com acusações de pau-mandado contra os demais vereadores”.
 
Sobre a polêmica, a Câmara Municipal de São Domingos do Cariri publicou Nota explicando os motivos pelos quais o ponto dos dois parlamentares foi cortado. Veja:
 

CÂMARA MUNICIPAL CORTA PONTO DE VEREADORES FALTOSOS

 

A Câmara Municipal de São Domingos do Cariri cortou o ponto dos vereadores Antonio Pereira Diniz (PMDB) e de Gercino Joaquim de Andrade (PT), o primeiro faltou à sessão do dia 30 de setembro e não apresentou atestado medico, apresentando declaração de atendimento medico no hospital geral de Queimadas no período de 13:00 as 15:30  do dia 30, que no entendimento da Mesa diretora não dava para ter faltado já que a sessão acontece das 09:00 as 12:00 horas, o segundo faltou a sessão do dia 14 de outubro e apresentou como justificativa oficio datado do dia 11/10 dizendo que iria faltar para a realização de exames médicos, no entendimento da Mesa exames podem ser marcado em qualquer dia e que a consulta foi realizada no dia 13/10 e os exames no dia 14/10, ou seja após a entrada do oficio. No entendimento da Mesa diretora da Casa as justificativas apresentadas não foram plausivas, não podendo os vereadores ter suas faltas abonadas, a decisão cabia a mesa mais o Presidente da Casa o Vereador Ananias Serafim Ferreira (PSDB) garantindo o direito constitucional da ampla defesa aos faltosos, trouxe o caso para a decisão soberana do Plenário, que decidiu pelo corte do ponto dos vereadores.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria