....
....
16/07/2017

Projeto de Veneziano aumenta punição para torcedores que brigam em estádios de futebol


Preocupado com a violência que tem sido rotineira dentro e fora dos estádios de futebol do Brasil, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) apresentou na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 8102/2017, que torna mais rígido o controle de violência nos estádios e imediações, aumentando a pena para os infratores.

"Nossa proposta visa alterar o art. 41-B do Estatuto de Defesa do Torcedor, para aumentar a penalidade de reclusão de 1 (um) a 2 (dois) anos, impedimento de comparecimento às proximidades do estádio, bem como a qualquer local em que se realize evento esportivo, pelo prazo de 1 (um) a 10 (dez) anos, e multa", destacou Veneziano.



No projeto, o parlamentar exemplificou matéria que foi publicada recentemente, no Jornal O Globo, destacando a morte do torcedor Leandro de Paula, do Palmeiras, que foi esfaqueado em briga de torcidas depois da partida da última quarta-feira, 12, após o clássico contra o Corinthians.

Segundo a matéria, o palmeirense Leandro de Paula não é a primeira vítima fatal ligada ao futebol neste ano. Dados do sociólogo Mauricio Murad apontam dez mortes comprovadamente ligadas ao futebol em 2017, seja dentro ou fora de estádios.

Outra matéria anterior do próprio Jornal O Globo foi destacada no Projeto, publicada em 28/02/2014, citando que o Brasil é o recordista de mortes por causa do futebol. A matéria destaca, ainda, que o Brasil encerrou 2014, no ano da Copa em nosso País, mais uma vez, como a nação que mais mata por causa de futebol em todo o planeta.

Conforme o deputado, o Projeto tem como objetivo alinhar a legislação brasileira de combate à violência nos estádios às melhores do mundo. "A principal inspiração para a reforma normativa vem da Inglaterra, sabidamente um dos principais focos do problema, em razão da atuação dos conhecidos Hooligans, após o episódio ocorrido no final da Taça dos Campeões Europeus, entre o Liverpool, da Inglaterra, e o Juventus, da Itália".

Desde então, lembra Veneziano, os ingleses trabalharam arduamente e conseguiram o que parecia impossível: diminuir drasticamente a violência em volta dos estádios. "Uma das ações consideradas fundamentais foi a aprovação de leis específicas para tratar do assunto que permitem a exclusão de torcedores por até dez anos", acentuou Veneziano.

Por fim, em sua justificativa, Veneziano Vital afirmou que a finalidade desse novo Projeto de Lei é a exclusão de torcedores impulsivos e agressivos, que não respeitam os times, os jogadores e os demais torcedores, para que esse momento de lazer que envolve toda a família não seja mais um palco de violência gratuita - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas