....
....
18/07/2017

Experiência de saúde pública da Paraíba é premiada durante evento nacional realizado em Brasília


O trabalho 'Apoio Institucional à Gestão: ferramenta facilitadora para os instrumentos de planejamento no SUS' foi classificado como a melhor experiência na categoria 'Planejamento Local do SUS' e premiado como a melhor experiência, escolhida no voto popular, durante o 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Brasília.

O trabalho foi elaborado pela apoiadora institucional Christianne Urtiga Rocha, que atua na 7ª Região de Saúde, em Piancó, com o objetivo de orientar os municípios para que façam seus planos de saúde com base na necessidade da população, levando em consideração os problemas comuns na região. Os municípios terão até o final deste ano para elaborarem seus planos de saúde 2018/2021.



"Esta ferramenta contribuiu para a constituição e o fortalecimento das equipes gestoras, a partir da prática, reflexão dos conteúdos essenciais para os instrumentos de planejamento do SUS, inerentes à gestão municipal e regional. Como resultado, os gestores municipais buscaram adequar seus planos municipais à portaria 2.135, de 25 de setembro de 2013", disse a apoiadora.

Christianne explicou que o trabalho foi elaborado em novembro de 2105, quando trabalhava na 13ª Regional de Saúde, em Pombal, e avaliou seis municípios: "Primeiro, solicitei os planos de saúde que estavam em vigor. Percebendo a fragilidade, foi elaborado um roteiro para auxiliar os gestores, oferecendo orientações, qualificação e monitoramento".

"Fiquei muito feliz pelo prêmio porque é um reconhecimento ao apoio institucional do Estado junto aos municípios, para qualificar todo o trabalho, fortalecendo a gestão municipal", comemorou.

O trabalho deu certo e todas as regionais de Saúde o adotaram. O apoiador institucional da 6ª Regional de Patos, Davi Nunes da Paz, disse que o projeto ajuda a reunir gestores e orientá-los sobre situações reais e mostrar a importância da construção dentro do território do município.

"Este prêmio também é um reconhecimento de uma nova cultura que vem sendo implantada no processo de trabalho, onde há reflexão sobre as práticas, pois, geralmente, o trabalhador fica meio mecanizado, sem entender o processo no qual está inserido", destacou - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas