....
....
13/11/2013

Vergonha Nacional: SBT mostra avanço da criminalidade na Paraíba, enquanto Estado tenta esconder realidade. Veja vídeo


A Paraíba foi mais uma vez destaque em rede nacional de televisão. Destaque negativo, pra variar. Desta vez, o SBT apresentou matéria especial em seu telejornal da noite, o SBT Brasil, mostrando o avanço da violência na Paraíba e, de certa forma, criticando o Governo do Estado, por tentar maquiar a realidade.

 

O SBT mostrou que a Paraíba é o 4º estado mais violento do Brasil e que, mesmo assim, ainda tem que lutar contra facções criminosas locais. “O estado, que é o quarto mais violento do Brasil, ainda tem que lutar contra duas facções locais”, diz a jornalista paraibana Rachel Sheherazade, âncora do SBT Brasil, antes de chamar a matéria.

 

A reportagem mostra que a Paraíba tem cinco cidades entre as mais violentas do Brasil (João Pessoa, Cabedelo, Conde, Santa Rita e Mari). “Tanta violência e o que vem por aí ainda pode ser pior”, diz o repórter Fábio Diamante, que ainda fala sobre “assassinatos e promessas de que mais sangue ainda vai ser derramado”.
 
Reportagem do SBT Brasil mostrou violência crescente na Paraíba
Reportagem do SBT Brasil mostrou violência crescente na Paraíba
 

A matéria mostra o avanço da facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC, de São Paulo, que, aproveitando a fragilidade da segurança pública da Paraíba, chegou ao estado e já rivaliza com as facções locais: Okaida e Estados Unidos.

 

Secretário Minimiza – A reportagem apresenta uma crítica ao posicionamento do Secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, que, ao invés de encarar a realidade e agir, prefere dizer que não há crime organizado na Paraíba.

 

“O Secretário de Segurança Pública prefere o mesmo e duvidoso caminho do governo paulista, que durante anos optou por diminuir o problema” afirma o jornalista Fábio Diamante, antes de apresentar a fala do Secretário Cláudio Lima: “A gente tem como meta encarar uma criminalidade, de certa forma, generalizada, não organizada”, afirma o auxiliar de Ricardo Coutinho.

 

“Enquanto isso, a violência segue deixando vítimas. Mortas e vivas”, complementa o repórter Fábio Diamante que, logo em seguida, apresenta um broche na lapela do paletó do secretário Cláudio Lima, onde está escrito ‘paz’, para dizer, encerrando a reportagem: “por enquanto, paz mesmo só no broche colocado no peito de quem vem perdendo a guerra contra a violência”.

 

Ao término da matéria os apresentadores do programa prometeram uma nova reportagem especial para a noite desta quarta-feira, dando sequencia ao material exibido.

 

Veja a reportagem, na íntegra:

 

 

Do Blog Carlos Magno, com SBT Brasil