....
....
14/11/2013

Inovação: Servidores denunciam abandono de CAPS em Campina Grande e publicam fotos do abandono


Através de relatos e fotografias enviadas à imprensa, servidores municipais estão denunciando que o CAPs 3, localizado à rua Paulo Afonso, 188, bairro do Centenário, em Campina Grande está abandonado. As denúncias dão conta que em vários dias do mês não há expediente porque a repartição está sem água.

 

A água da piscina, de acordo com a fotografia apresentada pelos denunciantes, está podre e o lodo já toma conta dos azulejos e área de lazer. “As oficinas terapêuticas dos usuários estão servindo de depósito e todas as pias também se encontram entupidas, enfim! Lá está um verdadeiro caos”, lamentaram os queixosos.
 
As oficinas terapêuticas dos usuários estariam servindo de depósito
 As oficinas terapêuticas dos usuários estariam servindo de depósito
 

Revelam ainda esses funcionários que as residências terapêuticas também passam por dificuldades na gestão do prefeito Romero Rodrigues (PSDB): “Semana passada fui acordado com a vizinha aqui de casa, onde existe uma residência terapêutica que moram 7 ou 8 homens, pedindo sabão emprestado pois ainda não tinha chegado a feira dos usuários e ela não tinha como, sequer, lavas os pratos, as roupas dos moradores”.

 

Referência Nacional – Na gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), superaram parâmetro nacional em termos de atendimento à população.

 

Desde a aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica, a gestão do Governo passado, através da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, mudou o modelo de assistência à saúde mental e direcionado investimentos para ações e serviços que substituam os antigos manicômios e as longas internações por serviços como os CAPS, as Residências Terapêuticas e o Centro de Convivência e Cultura Artes.
 
Foto mostra a água da piscina podre e o lodo já toma conta dos azulejos
 Foto mostra a água da piscina podre e o lodo tomando conta dos azulejos
 

A gestão Veneziano implantou na cidade o CAPSinho (Centro Campinense de Intervenção Precoce), o CAPS I Viva Gente (infanto-juvenil), o CAPS II Novos Tempos, o CAPS III Reviver, que funciona 24 horas e o CAPS ad (Álcool e Outras Drogas), além dos dois CAPS 1 localizados nos distritos de Galante e São José da Mata.

 

Os serviços disponibilizados para portadores de transtornos mentais incluíam ainda o Centro de Convivência e Cultura Artes e Ofícios, que neste mês de junho completou três anos de entrega à comunidade, a Emergência Psiquiátrica e seis Residências Terapêuticas, três delas masculinas, duas femininas e uma mista. Elas eram destinadas às pessoas egressas de hospitais psiquiátricos que perderam familiares ou apresentaram dificuldades de reintegração familiar.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria