....
....
04/08/2017

Veja onde mais choveu na Paraíba este ano: João Pessoa lidera ranking. Sete açudes no estado estão sangrando


João Pessoa é a cidade onde mais choveu este ano na Paraíba. Segundo levantamento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), até a manhã desta quarta-feira (3) a capital paraibana recebeu 1.792 milímetros.

O ranking das cidades onde mais choveu este ano tem ainda Alhandra (1.689mm), Cabedelo (1.686 mm), Bayeux (1.649mm) e Mataraca (1.389mm) entre os cinco maiores índices pluviométricos. Destaque para Cabedelo, que registrou 454 milímetros em julho - a maior marca do mês na Paraíba.



"As precipitações pluviométricas foram muito regulares no mês de julho, produzindo totais representativos e acima da média histórica em praticamente toda a Paraíba, principalmente sobre todo o setor leste do estado", informou o presidente da Aesa, João Fernandes.

Em julho também foram registradas chuvas significativas no Sertão, nos municípios de Coremas (134,8mm), Vista Serrana (52mm), Condado (75 mm); e no Curimataú e Cariri,nas cidades de Olivedos (121,8 mm) e Boqueirão (82,0 mm), índices muito acima da média histórica.

"Instabilidades vindas do Oceano Atlântico em direção ao continente, mantiveram o tempo nublado e com chuvas esparsas, evoluindo para intensidade de moderada a forte em grande parte do mês", detalhou a meteorologista Marle Bandeira.

Açudes

Sete dos 127 açudes monitorados pelo Governo do Estado estão sangrando. As precipitações que caíram neste mês de julho melhoraram o nível dos reservatórios localizados na faixa litorânea e no Brejo, mas no Sertão a situação ainda é preocupante.

De acordo com os dados da Aesa, 42 reservatórios estão em condição crítica, com menos de 5% da capacidade. Outros 42 têm menos de 20% e 36 estão com mais de 20% do volume total - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas