....
....
07/08/2017

Ricardo entrega mais de 100 laboratórios de agroecologia, instalações elétricas e energia solar para escolas estaduais


O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta segunda-feira (7), 110 laboratórios de Ciências Aplicadas em Agroecologia, Instalações Elétricas e Energia Solar para as escolas da rede estadual de ensino. A entrega simbólica aconteceu durante o evento Educação Integrada ao Setor Produtivo, no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa.

Os laboratórios vão ampliar os conhecimentos dos estudantes das escolas estaduais, permitindo que eles trabalhem com conceitos de responsabilidade ambiental e social, economia, empreendedorismo, formando cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho. Deputados estaduais e auxiliares do Governo estiveram presentes na solenidade.



Inicialmente, 60 escolas estaduais de várias regiões vão ser contempladas com os laboratórios que representam quase R$ 800 mil de investimento. "Estamos dando continuidade ao processo de trazer para a educação pública a utilização no setor produtivo, porque se não for dessa forma a educação perde muito do seu sentido. Antes, o ensino médio era apenas uma passagem entre o fundamental e a universidade, hoje estamos agregando o ensino profissional ao ensino", disse o governador.

"Ao procurar mais conhecimento, a gente busca os arranjos produtivos locais que existem em cada região do Estado, por isso que agora estamos entregando 110 laboratórios que estimulam os alunos da rede estadual de ensino a terem essas noções básicas que serão fundamentais para eles", ressaltou Ricardo Coutinho.

Ainda segundo o governador, 50 laboratórios de Instalações Elétricas, 50 de Energia Solar e 10 em Agroecologia serão distribuídos de acordo com as demandas de cada região. "A energia solar, por exemplo, é usada na agricultura, nas residências, pequenas indústrias, já a agroecologia tem uma demanda voltada para a produção agrícola e também há uma forte demanda para instalações elétricas. Isso fortalece o vínculo com as empresas porque estamos formando uma mão de obra qualificada para o mercado".



O secretário de Educação, Aléssio Trindade, explicou que o seminário visa mostrar a importância do diálogo entre a escola e o mundo, seja através do trabalho com a comunidade, seja com o setor produtivo. "Esse evento representa o alinhamento da aprendizagem dos alunos com aquilo que eles vão vivenciar no mercado de trabalho. Isso só é possível através de atividades práticas, por isso a entrega de laboratórios de ciências aplicadas que vão aproximar o aluno das demandas da região. Esse projeto integra a universidade com as escolas e as escolas com o mercado", disse.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, foi um dos palestrantes do evento e falou sobre o desenvolvimento da Paraíba. "A Paraíba é uma porta aberta para o desenvolvimento. Nos últimos anos, tivemos muitas melhorias na infraestrutura, na segurança hídrica, educação, enfim, evoluímos em várias áreas gerando mais desenvolvimento para o Estado. Este seminário é essencial para discutir o aperfeiçoamento do ensino profissionalizante integrado ao setor produtivo da região. Mostramos na palestra neste evento que o Estado vem sendo preparado para criar os caminhos para o desenvolvimento regional", ressaltou - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas