....
....
19/11/2013

Deputado denuncia sucateamento do Hospital Regional de Itabaiana. Secretário de Saúde ouve denúncia e nada declara


Um fato inusitado foi percebido pelo jornalista Rubens Nóbrega e está retratado em sua coluna no Jornal da Paraíba desta terça-feira (19). Durante entrevista a uma emissora de rádio, o deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) denunciou o estado de abandono e sucateamento por que passa o Hospital Regional de Itabaiana. A denúncia foi feita na frente do Secretário Estadual da Saúde, Waldson de Souza.

 

Segundo o jornalista, mesmo diante de uma acusação tão grave – Trocolli afirmou que o governo Ricardo Coutinho (PSB) recebeu o hospital novo e totalmente equipado e hoje ele se encontra em estado deplorável – o secretário nada respondeu. A entrevista foi no programa Rádio Verdade, na Rádio Arapuã FM de João Pessoa.
 
Hospital Regional de Itabaiana recebido novo e equipado por Ricardo Coutinho estaria sucatedo
Hospital Regional de Itabaiana recebido novo e equipado por Ricardo Coutinho estaria sucatedo
 
Confira na íntegra a coluna de Rubens Nóbrega:

 

Incompetência Assumida

 

Que governo permitiria sucatear um hospital regional construído e equipado para atender a mais de 120 mil pessoas? Que governo seria capaz de receber um hospital totalmente equipado com aparelhos de última geração, alguns importados da Alemanha, e menos de três anos depois deixar esse mesmo hospital sem condições de fazer um simples curativo, porque lá falta de gaze a fio de sutura, de papel higiênico a desinfetante?

 

Como pode um governo abandonar desse jeito um hospital com mais de 100 leitos, muitos deles manejados por controle remoto, mas que não podem acolher pacientes com decência e conforto porque sequer dispõem  de roupa de cama (limpa ou nova) em quantidade suficiente para cobri-los?

 

E o que dizer de um governo que não se abala um tico ao saber que um hospital de tanta importância há muito suspendeu as cirurgias eletivas e, mais recentemente, até mesmo os partos cesarianos?

 

O governo aqui questionado é o nosso, do Estado, e o hospital, o Regional de Itabaiana, que se encontra em estado lastimável, como descrevem denúncias para as quais não vi resposta nem contestação, muito menos os esclarecimentos devidos aos paraibanos em geral e ao povo daquela região em particular.

 

Digo isso porque ouvi ontem o Deputado Trócolli Júnior dizer tudo aquilo no Rádio Verdade (Arapuan FM, de João Pessoa) e ser ouvido atentamente – sem aparte ou réplica – por um ouvinte muito especial: o Doutor Waldson de Souza, secretário de Saúde do Estado, presente no estúdio da emissora quando o parlamentar entrou no ar,  no programa, por telefone.

 

O secretário só fez ouvir (ou fez de conta que não ouviu) o Deputado. Não negou, não contraditou nem rebateu. Limitou-se a informar que tenta resolver a questão dos anestesistas, sem os quais não há como fazer as cirurgias  que o HRI já não faz. Pelo que entendi das palavras do Doutor Waldson, o Estado não conta com anestesistas porque não faz concurso nem sabe o que fazer para pagar, contratar emergencialmente ou renovar contratos com cooperativas que representam aqueles profissionais.

 

Diagnósticos Confiáveis

 

Depois de ouvirem o Deputado e o secretário no Rádio Verdade, alguns ouvintes do programa comandado por Nilvan Ferreira devem ter concluído que toda a desgraça que se abateu sobre o Hospital Regional de Itabaiana é causada por um vírus terrível chamado incompetência.

 

Mas, se quiserem uma segunda opinião, aposto como outros ouvintes chegaram a um diagnóstico bem preciso de que o HRI foi acometido por uma virose derrubadora chamada negligência (com o patrimônio público), agravada por imensa indiferença diante das necessidades reais mais urgentes e mais importantes da população.

 

Do Blog Carlos Magno, com Jornal da Paraíba