PÁGINA INICIAL  |  BIOGRAFIA  |  GERAL  |  POLÍTICA  |  RELIGIÃO |  POLICIAL  | ARQUIVO DE NOTÍCIAS  | CONTATO
 




24/08/2017

ALERTA: Bebidas que contêm adoçantes artificiais podem causar demência e AVC, aponta estudo


As bebidas adoçadas artificialmente normalmente são categorizadas como "diet" por não possuírem açúcares comuns. No lugar destes, estas bebidas utilizam edulcorantes não nutritivos, como a sacarina, o acesulfame, o aspartame, o neotame e a sucralose, conhecidos como adoçantes artificiais.

Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de adoçante não está presente apenas nos refrigerantes diet, ele também compõe sucos de frutas e outras bebidas doces, incluindo as que possuem rótulo "zero açúcar".



Consumir açúcar não é um hábito muito saudável, principalmente quando se trata de açúcar refinado. Cientistas afirmam que os efeitos danosos do açúcar no organismo humano são semelhantes aos promovidos pelo álcool e que seu consumo também deve ser regulado - veja mais em "Açúcar: o mais novo vilão da saúde". Mas se engana quem consome bebida com adoçante no lugar do açúcar e pensa que está poupando a saúde.

Estudo

Um estudo publicado pela American Heart Association analisou os hábitos alimentares de 2888 pessoas maiores de 45 anos de 1991 a 2001. Foram aplicados questionários perguntando quantas vezes por mês a pessoa consumia bebidas adoçadas artificialmente e constatou-se que as consequências do consumo de bebidas adoçadas artificialmente continuam por dez anos.

Além refrigerantes adoçados artificialmente, a pesquisa levou em conta os sucos de fruta que continham adoçantes artificiais e grupos de bebidas categorizados como "diets", por excluírem o açúcar.

A pesquisa, que durou dez anos, mostrou que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente está associado a fatores de risco cardiometabólicos, o que aumenta o risco de demência e de acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC.

Alternativas

Se você consome esse tipo de bebida, o mais recomendado é mudar de hábito. Sucos naturais sequer precisam de açúcar refinado e também existem alternativas naturais para substituir açúcar e adoçante - eCycle.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas






 


 


 
Política, bastidores da campanha, atuação jornalística: veja entrevista de Carlos Magno ao Ponto a Ponto da TV Itararé
 

 

.......................................................


www.carlosmagno.com.br

             Jornalista
 Apresentador
 Comentartista Pol?ico
 Cel. (83) 98720-7870
 e-mail:
contato@carlosmagno.com.br
 Facebook: www.facebook/jornalistacarlosmagno
 Twitter: @magnopb
 Instagran: @jornalistacarlosmagno