....
....
24/08/2017

Em Jerusalém: Arqueólogos acham mosaico com inscrições que indicam como funcionavam as igrejas 500 anos depois da vinda de Jesus


Arqueólogos israelenses apresentaram parte de um piso de mosaico de 1.500 anos com a inscrição em grego dos nomes do imperador bizantino Justiniano, o Grande, e um sacerdote ortodoxo. O mosaico foi descoberto durante obras para instalar cabos de comunicação na cidade antiga de Jerusalém.

David Gellman, diretor da escavação em Jerusalém Oriental, disse que, apesar de a área ser rica em achados arqueológicos, poucos objetos com inscrições dessa natureza foram encontrados. "Texto direto e cartas de pessoas daquela época são relativamente raros", disse.



A inscrição completa diz: "O mais piedoso imperador romano Falvius Justinian e o maior sacerdote e abade amante de Deus, Constantino, ergueram o prédio em que [este mosaico] foi posto durante a 14ª indicção."

A indicção é um método de contar o tempo criado no Império Romano, em ciclos de 15 anos, que era usado para fins tributários. Os arqueólogos sugerem que a inscrição em grego, datada de 550 ou 551 d.C., celebra a fundação de um edifício que se acredita ter sido um albergue para peregrinos perto do Portão de Damasco - uma das entradas da Cidade Velha de Jerusalém.

Flavius Petrus Sabbatius Justinianus (Justiniano, o Grande) foi um dos principais governantes da era bizantina. Constantino, o sacerdote ortodoxo, era o abade da Igreja Nea, a maior igreja em Jerusalém quando foi construída, em 543 d.C., e uma das maiores do Império Romano do Oriente.

Gellman afirmou que o mosaico, com 1,14 metro de comprimento em seu lado mais longo, "nos mostra a forma como igrejas e mosteiros funcionavam na época e torna esta peça única". "Ela nos diz que o abade, o chefe da grande igreja de Jerusalém, não era o responsável apenas por aquela igreja específica", explicou. Os especialistas esperam que a descoberta contribua para a compreensão dos projetos de construção de Justiniano.

O mosaico foi descoberto quase intacto cerca de um metro abaixo do nível da rua, enquanto Gellman e sua equipe faziam uma escavação de rotina antes da chegada de trabalhadores para colocar cabos de comunicação.

"Estávamos muito perto de fechar a escavação quando notei algumas das pedras de mosaico, que estavam num ângulo diferente e pareciam ser um pouco mais escuras", contou Gellman. "Limpei aquele pequeno canto e descobrir ser o canto inferior esquerdo da própria inscrição. Naquele momento, percebi que tínhamos um achado muito especial aqui."

"O fato de a inscrição ter sobrevivido é um milagre arqueológico", disse Gellman. "Todo arqueólogo sonha em encontrar uma inscrição em suas escavações, especialmente uma tão bem preservada e quase inteiramente intacta." O mosaico, descoberto há algumas semanas, foi apresentado à imprensa nesta quarta-feira (23/08) - dw.com.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas