....
....
26/08/2017

Fim do racionamento: Cagepa confirma que água já está 100% disponibilizada no sistema para Campina Grande e 18 cidades


A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Cagepa, empresa responsável por distribuir a água do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, para Campina Grande e mais 18 cidades abastecidas pelo manancial, confirmou que a água para abastecimento já está 100% disponibilizada no sistema de distribuição.

O fim do racionamento foi confirmado na última sexta-feira (25), após decisão do desembargador Abraham Lincoln, da 2ª Câmara Cível, anulando a liminar que suspendia o fim do racionamento d'água de Campina Grande e região. A decisão acatou ação do Governo do Estado para revogar liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande.



Assim que soube da decisão do desembargador Abraham Lincoln, o governador Ricardo Coutinho determinou a normalização do abastecimento d'água em Campina Grande. "A água tá chegando", afirmou em uma postagem no twitter. E ressaltou: "Reafirmo aos paraibanos a seriedade e zelo da gestão".

No seu despacho, o desembargador Abraham Lincoln destaca que a decisão da juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande não teve uma prévia audição do Governo do Estado, que pudesse apresentar os estudos técnicos que justificam o fim do racionamento.

O governador Ricardo Coutinho havia antecipado a retomada do abastecimento regular de água para a última sexta-feira (25), com base em dados técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), respaldados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Os estudos atestam que o Açude Boqueirão atingiu o volume de 8,2% de sua capacidade, saindo do chamado 'volume morto', o que garante segurança hídrica para a região. O fim do racionamento vai beneficiar mais de 700 mil pessoas dos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, São Vicente do Seridó, além dos distritos de Seridó, Galante e São José da Mata - Carlos Magno, com informações da Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas