PÁGINA INICIAL  |  BIOGRAFIA  |  GERAL  |  POLÍTICA  |  RELIGIÃO |  POLICIAL  | ARQUIVO DE NOTÍCIAS  | CONTATO
 




27/08/2017

Morre em Belo Horizonte o Arcebispo Emérito da Paraíba Dom José Maria Pires, aos 98 anos


Faleceu neste domingo (27) o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, em Belo Horizonte (MG). Ele completou 98 anos de idade neste 15 de março. Nascido em Conceição do Mato Dentro aos 15 de março de 1919, foi o terceiro bispo de Araçuaí e o quarto arcebispo da Paraíba. Era o bispo mais antigo em ordenação episcopal do Brasil.

Dom José nasceu no distrito de Córregos e aos onze anos entrou para o seminário, ordenando-se padre aos 22, em Diamantina, Minas Gerais. Sua ordenação a bispo veio em 1957, e a arcebispo, em 1966. Foi ordenado arcebispo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (foto). A celebração de posse acolheu caravanas de todas as regiões do Estado.



Foi bispo de Araçuaí, membro da Comissão Central da CNBB, presidente da Comissão Episcopal Regional do Nordeste. Renunciou em 29 de novembro de 1995.

Por meio de seu trabalho, sempre pautado numa inestimável atuação na época da ditadura militar, na qualidade de arcebispo, quando desenvolveu uma atuação pautada na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, fez da religião um meio para educar com vistas à mudança social.

Seu pastoreio na Arquidiocese foi fecundo sob vários aspectos, particularmente do ponto de vista da assistência social e da luta pelos direitos dos mais necessitados.

Dom José Maria Pires tinha como lema 'Scientiam Salutis' (A ciência da Salvação). Tomou posse como Arcebispo da Paraíba em 27/03/1966 e renunciou em 29/11/1995. Atualmente, Dom José Maria Pires morava em Belo Horizonte (MG) - Hermes de Luna.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas






 


 


 
Política, bastidores da campanha, atuação jornalística: veja entrevista de Carlos Magno ao Ponto a Ponto da TV Itararé
 

 

.......................................................


www.carlosmagno.com.br

             Jornalista
 Apresentador
 Comentartista Pol?ico
 Cel. (83) 98720-7870
 e-mail:
contato@carlosmagno.com.br
 Facebook: www.facebook/jornalistacarlosmagno
 Twitter: @magnopb
 Instagran: @jornalistacarlosmagno