....
....
24/11/2013

Na celebração de Jesus Cristo, Rei do Universo Pe Márcio lamenta humanidade trocar Jesus por outros reis


A Igreja Católica celebrou neste domingo (24) a solenidade do Jesus Cristo, Rei do Universo. A data marcou o fim do ano litúrgico e o início do tempo do Advento, que precede o Natal. Na Catedral de Campina Grande, o Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Vigário Geral da Diocese lembrou a importância do Reino de Deus e lamentou que a humanidade, hoje, reverencie outros reis, esquecendo-se do Cristo Salvador.

 

Padre Márcio disse que a data da celebração de Jesus Cristo, Rei do Universo é muito importante para os cristãos. Mas é, também, um momento para refletir sobre os reis que a humanidade adota, atualmente. “Jesus é rei de quê? Do que? Se formos olhar, muitos rejeitam esse rei. Aqui no ocidente cada vez mais os povos rejeitam esse rei”.
 
Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande
 Padre Márcio Henrique, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande
 

Para Pe Márcio, é um momento para mostrar que a humanidade prefere outros reis. “Não seria mais realista falar que hoje alguns tem outros reis, idolatram outros reis, os heróis de plantão?”, questionou. Ele lembrou que, no passado, a sociedade era eminentemente cristã, mas hoje é considerada pós-cristã. “É um absurdo dizer isso”.

 

Padre Márcio Henrique lembra que, ao falar do Reino de Deus, a igreja está se referindo a um reinado totalmente diferente do que a humanidade imagina, nos dias de hoje. “Quando nós cristãos falamos que Cristo é rei, estamos falando de outro reinado. Jesus é rei de todo o universo, de todas as vidas, porque ele é Deus”.

 

Jesus ridicularizado - E ele fala de Jesus aos presentes à celebração, mostrando a importância do Reino de Deus. “É preciso conhecer bem a natureza do reinado de Jesus. Está nas palavras do Apocalipse: o cordeiro que foi imolado é digno de receber todo o poder. Nosso rei é como o cordeiro, uma figura calma, mansa, o cordeiro esmagado na Cruz. Mas muitos desdenham da palavra deste rei, ridicularizam este rei”.

 

Pe Márcio lembra que o Evangelho do dia dedicado à celebração de Jesus Cristo, Rei do Universo mostra que alguns zombavam de Jesus. “Alguns zombavam da cara deste rei, dizendo: ‘A muitos ele salvou. Salva-te a ti mesmo’. E, tanto no passado como hoje, Jesus é zombado da mesma forma”.

 

Ele mostrou que a diferença fundamental de Jesus para os reis de hoje é que Jesus mostra-se como um rei humilde, que veio ao mundo não para ser servido, mas para servir. “Jesus é um rei diferente de alguns reis de hoje, de alguns políticos ou de alguns jogadores de futebol, por exemplo. Ele é o rei que escolheu um jumentinho, símbolo do trabalho e da humildade, para entrar em Jerusalém”.

 

E Pe Márcio finaliza  homilia com um questionamento. “Será que compreendemos que Jesus, com este modelo, com este reinado, também nos convida a servir? Jesus não é das honras, é do serviço. Ele não veio para impor, mas para propor. Nós queremos tudo, a glória, o sucesso. Jesus propõe o contrario, o serviço”.

 

Pe Márcio sentencia: “Quando é que nós, na prática, no dia a dia, demonstramos que fazemos parte do Reino de Jesus? É quando somos perseguidos, derrotados, martirizados, mortos por causa de Jesus. A igreja e os cristãos são atacados quando não aceitamos a dissolução da família, a eutanásia, o assassinato de deficientes, por exemplo”.

 

Do Blog Carlos Magno, com Pascom Catedral