....
....
15/09/2017

Câmara de Campina Grande exige medidas para revitalização do prédio do antigo Cine Capitólio


A Câmara Municipal de Campina Grande votou esta semana um total de 40 requerimentos que buscam melhorias e benefícios para população campinense. Entre eles, foi aprovada por unanimidade a proposição do vereador Luciano Breno (PPL) que requer do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) um relatório sobre a situação do antigo Cine Capitólio, especificando quais as condições para revitalização do espaço.

Os parlamentares, durante a discussão sobre a aprovação do requerimento, ressaltaram a preocupação com a estrutura física do prédio que, atualmente, encontra-se totalmente abandonado e deteriorado, sem perspectivas de aplicação de recursos públicos para a sua reestruturação. O abandono da edificação tem gerado polêmica e preocupação.



O local foi desativado desde 1999 e há quatro anos a Defesa Civil do município condenou a estrutura devido aos riscos de desabamento. Um laudo técnico alega que seria necessária a demolição das estruturas que ainda permanecem de pé para evitar acidentes que podem causar até vítimas.

O Cine Capitólio é cadastrado pelo Iphaep desde 1978, sendo tombado como patrimônio histórico no ano 2000, e sua estrutura física pertence ao município de Campina Grande. Em 2015 a prefeitura enviou um projeto de recuperação do bem público para o Iphaep, o mesmo foi indeferido por não atender aos requisitos técnicos de proteção patrimonial e as exigências do Parecer Técnico do órgão estadual.

De acordo com os vereadores, é necessário que se faça algo pelo local para que o espaço possa oferecer novamente lazer e cultura à população, com atividades multiculturais, pedagógicas e de artes visuais, enaltecendo a cultura local e os artistas da terra - Dirp/CMCG.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas