....
....
28/09/2017

Boqueirão já tem 3 vezes o volume armazenado que tinha quando começou a receber água da transposição


O Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e de mais 18 cidades do chamado Compartimento da Borborema, já tem três vezes o volume de água armazenada que tinha, quando começou a receber água da transposição. Os dados são do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, que faz o monitoramento diário do manancial.

Segundo os números, quando o Açude Epitácio Pessoa começou a receber água da transposição, tinha um volume de 11.974.060 metros cúbicos de água. Nesta quinta-feira (28), o DNOCS informou que o manancial já tem 35.447.954 (o equivalente a 8,6% de sua capacidade total), ou seja, praticamente três vezes o volume anterior à transposição.



Isso significa um aporte hídrico de 23.473.894 metros cúbicos, o que provocou uma elevação na lâmina d?água do açude de 5,06 metros. Por outro lado, segundo levantamento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), desde o fim do racionamento em Campina Grande, no dia 26 do mês passado, o reservatório acumulou aproximadamente 1.187.000 metros cúbicos de água.

De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, o aumento no volume do açude comprova as estimativas feitas pelo Governo do Estado. "Nossos engenheiros realizaram várias estimativas. Os cálculos foram feitos considerando diversos cenários. Com a Paraíba recebendo 2.400 litros por segundo do rio São Francisco e mantendo a população de Campina Grande livre do racionamento, a perspectiva é de que até o final do ano Boqueirão alcance 37 milhões de metros cúbicos", revelou.

Outro cenário analisado pelos engenheiros da Aesa foi o abastecimento de Campina Grande e cidades vizinhas sem as águas do São Francisco. "Caso a transposição não trouxesse mais água para nosso Estado, o que é realmente improvável, voltaríamos ao racionamento. Nesta situação, ainda que não chovesse nada, Campina teria água por quase um ano", completou João Fernandes - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas