....
....
28/10/2017

Sindicalistas invadem a Câmara de Campina Grande, depredam patrimônio, ameaçam e agridem servidores e jornalistas


Sob o comando do Stiupb e do Sintab, sindicalistas invadiram a Câmara de Campina Grande e tumultuaram a sessão da última quarta-feira (25). Com o pretexto de obter informações sobre um projeto do Poder Executivo que não se encontrava na Casa, eles depredaram o patrimônio, desligaram a energia do prédio, agrediram verbalmente e ameaçaram servidores e jornalistas que estavam no exercício da função.

A CMCG vai acionar as entidades na justiça. Mesmo com o tumulto, os vereadores votaram e aprovaram mais de 250 requerimentos em beneficio da população.

De acordo com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) e do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), o protesto foi organizado para obter informações sobre o Projeto de Lei 561/2017, de autoria do Poder Executivo, que trata sobre programas de Parcerias Público-Privada para serem aplicadas no município. Mas esse projeto havia sido devolvido para a Prefeitura no dia 16 de outubro.



A presidente Ivonete Ludgério (PSD) informou aos manifestantes que o PL não se encontrava na Casa e por isso não seria votado. Mesmo assim continuaram com o protesto. Depois a mesma informação foi passada através de ofício diretamente aos dirigentes dos sindicatos, mas o protesto prosseguiu. "Tentamos prestar todas as informações desde o momento em que eles ocuparam o auditório, mas ficou claro que a intenção era apenas tumultuar a sessão", declarou Ivonete.

Ameaças e depredações

Funcionários da Divisão de Imprensa da CMCG, além de jornalistas da cidade que cobriam a sessão, foram ameaçados por vários manifestantes. Eles também sofreram agressões verbais de toda natureza. Tudo foi registrado em vídeos e o material vai ser anexado ao processo judicial que será aberto contra as duas entidades e seus respectivos representantes. O presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, não quis comentar sobre o assunto, afirmando que não respondia pelos atos dos agressores.

Com murros e pontapés, os manifestantes forçaram a parede de vidro que divide o auditório do Plenário da Casa de Félix Araújo em vários momentos. Como resultado, danificaram três aparelhos de TV do auditório, além de dois roteadores, forçando assim a interrupção da transmissão da sessão que ocorria ao vivo pela internet. Eles ainda desligaram parte da energia do prédio para interromper a sessão. Ao termino do protesto, foram verificadas depredações em três poltronas do auditório e na parede do Plenário.

"Lamentável o que observamos aqui. Numa sessão em que debatemos e aprovamos mais de 250 requerimentos em benefício da população, dois sindicatos tentaram interromper o trabalho dos vereadores sem uma justificativa plausível, pois não estávamos votando nada que tivesse relação com eles", declarou a presidente Ivonete Ludgério - Dirp/CMCG.

NOTA AO PÚBLICO

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba ? Stiupb, entidade de defesa da classe trabalhadora dos Urbanitários, em todo o Estado da Paraíba, vem por meio de sua Presidência, abaixo assinado, formalizar NOTA DE REPÚDIO PÚBLICA, em face da Presidência da Câmara Municipal de Campina Grande ? PB, pelos fatos abaixo relacionados:

Na manhã do dia 25 de outubro de 2017, o Sindicato acompanhando a Classe trabalhadora dos Urbanitários, assim como demais segmentos de classes reunidas no auditório da Câmara Municipal de Campina Grande ? PB, se fizeram presentes EM SESSÃO ABERTA para o Público, como deveria ser.

Estavam presentes por um Direito Constitucional de ir e vir diretamente na casa do povo, em que as sessões devem ser abertas e claras, sem quaisquer restrições ao povo.

Contudo, o Sindicato Repudia de forma veemente as inversões que foram feitas pela Presidência da Câmara Municipal de Campina Grande, que oportunamente, na imprensa Campinense, formalizou publicações e versões que não são verdadeiras.

A versão de que a Casa do Povo, ou ?Casa Legislativa? foi invadida por sindicalistas, é uma invenção e não pode ser aceita pelo Sindicato e pela População em geral, em se tratando de um representante do Povo, que dirige e preside a ?Casa do Povo?, ou seja, local onde o  povo pode e deve ter o direito de ir e vir sem se sentir constrangido ou ser agredido de qualquer forma.

Também é invenção a alegação de que os Sindicalistas patrocinaram agressões a jornalistas e depredações do patrimônio público, durante manifesto pacífico que ocorreu na manhã deste dia 25 de outubro de 2017.

Informamos à sociedade que não houve invasão à Câmara.

Não se pode considerar invasão à ?Casa do Povo?, quando ocorre uma sessão aberta ao público normal.

Os trabalhadores que estavam reunidos ocuparam as galerias que são destinadas às pessoas do povo.

A Câmara de Vereadores é a ?Casa do Povo? e deve estar aberta aos populares, que elegeu os vereadores ali instalados.

Não é de menos relembrar que os Vereadores, inclusive a Presidência da Câmara Municipal de Campina Grande ? PB e seus assessores, são mantidos pelos salários que são diretamente PAGOS PELO POVO, POVO ESSE QUE TEM DIREITO DE ESTÁ PRESENTE À QUALQUER SESSÃO DA CÂMARA, SEM QUALQUER TIPO DE RESTRIÇÃO.

Em síntese, o Vereador DEVE REVERÊNCIAS AO POVO, e somente ao povo.

A verdade é que o tumultuo se originou quando a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Campina Grande ? PB, desferiu de forma gratuita, sem que usasse da tribuna, agressões ao Presidente deste Sindicato e a todos os trabalhadores que lá estavam presentes, com intensões claras de exigir discussão séria e responsável de projeto de lei que viola direitos constitucionais, de interesse de toda a comunidade.

Pois bem, a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Campina Grande ? PB agrediu verbalmente o presidente deste Sindicato e todos os trabalhadores reunidos no recinto, que numa atitude irresponsável e injuriosa, chamou a todos os trabalhadores presentes e ao presidente de ?vagabundos? e em complemento de frase assim se expressou ?...agora vão trabalhar vagabundos...?;

Deixamos claro que isso não nos intimida!

Já estamos vacinados em relação a esse comportamento, típico de quem tenta mudar o foco da discussão: estávamos defendendo a Cagepa Pública e não iremos desviar dessa luta um só instante.

Somos representantes e trabalhadores da mesma forma!

Achando pouco, ao nos chamar de vagabundos, a presidenta da ?Casa? ainda expôs em vídeo salários de engenheiros da Cagepa, como sendo da totalidade dos servidores da Companhia.

Quem disso cuida, disso usa!

Iremos provar quem, realmente, recebe salário sem trabalhar e com valor bem maior do que o prefeito da cidade.

Só conquista quem luta!

Wilton Maia Velez
Presidente Stiupb

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas