....
....
04/12/2013

Vital vai ao Ministro da Integração Nacional cobrar início das obras da Transposição na Paraíba


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) esteve reunido em audiência nesta quarta-feira (04) com o Ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira. O objetivo foi o de cobrar o início das obas de transposição do Eixo Leste (Meta 3L), que compreende o trecho entre as cidades de Sertânia-PE e Monteiro-PB.

 

Na audiência, Vital fez um relato ao Ministro da atual situação da Meta 3 L. Ele lembrou que o contrato com o consórcio vencedor da licitação para a execução das obras e as ordens de serviço foram assinados no último dia 26 de agosto, na cidade de Monteiro, e que até o momento, passados mais de três meses, nenhuma ação foi executada.

 

A proposta do Consórcio Bacia do São Francisco, no valor de R$ 705,2 milhões, foi a ganhadora do processo licitatório. O grupo vencedor é formado pelas empresas SA Paulista e FBS Construtora. “O Ministro me informou que a SA Paulista já está se mobilizando para vir à Paraíba e que a demora se deu por conta de um recurso administrativo na Justiça, já superado”, disse Vital.


 Senador Vital do Rêgo e o Ministro da Integração Nacional, Francisco Coelho


Começa por Monteiro - De acordo com o senador, o Ministro deu a garantia de que no máximo em 30 dias as obras serão iniciadas, em ritmo intenso. O senador paraibano aproveitou para relembrar um pedido que fez ao ex-ministro Fernando Bezerra para que as obras fossem iniciadas pelo lado da Paraíba, na cidade de Monteiro, compromisso que foi prontamente assumido pelo então Ministro.

 

“O Ministro Francisco Coelho garantiu que o compromisso de Fernando Bezerra comigo está de pé”, disse Vital. De acordo com o senador paraibano, as obras sendo executadas no sentido da Paraíba para Pernambuco irão acelerar ainda mais o trecho. O Ministro Francisco Coelho também confirmou ao Senador Vital a contratação de mil trabalhadores para tocar as obras.

 

“Esses homens serão responsáveis por fazer a desembocadura do canal, no trecho Sertânia – Monteiro”, disse Vital do Rêgo, ao lembrar que esta é a última frente de serviço a ser remobilizada no Eixo Leste. Ele lembrou que os 220 quilômetros do canal estarão prontos até o final de 2015 e que, já no ano que vem, 100 quilômetros do canal estarão prontos no Eixo Leste da Transposição.

 

Audiência no Senado – O Senador aproveitou para convidar pessoalmente o Ministro para uma Audiência Pública que será realizada no Senado na próxima terça-feira, dia 10, para debater as obras da Transposição. Vital, que é presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, disse que a audiência será uma oportunidade de fazer um balanço das obras.

 

O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai atender mais de 12 milhões de pessoas e já é considerado a maior obra de infraestrutura hídrica construída no Brasil, estando inclusive entre as maiores do mundo.


Do Blog Carlos Magno, com Assessoria