....
....
05/12/2013

Presente de Natal: Prefeitura de Campina Grande anuncia retirada da GIT do contracheque dos servidores da Saúde


A Prefeitura de Campina Grande anunciou nesta quinta-feira (05) a retirada da gratificação GIT do contracheque dos servidores lotados na Secretaria Municipal da Saúde a partir deste mês de dezembro. O anúncio foi feito pela Secretária de Saúde, Lúcia de Fátima Derks, durante entrevista concedida à imprensa local. Para tanto, a Prefeitura vai enviar um Projeto de Lei à Câmara, propondo a suspensão da gratificação.

 

A notícia não foi bem recebida pelos servidores, sobretudo às vésperas do período de Natal. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da BorboremaSintab, Napoleão Maracajá, a Prefeitura arrumou uma confusão ao anunciar o corte de uma gratificação que é paga a todos os servidores da Saúde há mais de trinta anos.


 

Napoleão fez um alerta nas redes sociais, afirmando que, como vereador, votará contra o projeto e pedindo aos servidores que procurem os vereadores em que votaram na eleição passada. “Atenção servidores da saúde! A secretaria de saúde acaba de confirmar que o prefeito Romero Rodrigues vai oficialmente retirar a GIT dos servidores!”, postou Napoleão, em seu Facebook.

 

Napoleão lembrou que a GIT é uma conquista histórica dos servidores e que todos os prefeitos, ao longo dos anos, respeitaram o pagamento dessa gratificação. “A GIT existe há mais de 30 anos, o prefeito Romero vai tirá-la dos servidores”, disse. “Pense numa confusão que ele vai arrumar! Vou votar contra o projeto do prefeito que retira a GIT dos servidores da saúde. Pergunte ao vereador que você votou como ele vai votar!”.

 

GIT foi criada por Cássio – A GITGratificação de Incentivo ao Trabalho foi criada na década de 90 pelo então prefeito Cássio Cunha Lima, hoje Senador pelo PSDB. A sua criação ocorreu para incentivar profissionais da Saúde a se interessar pelo serviço público na Prefeitura de Campina Grande, que, à época, reconhecia que os salários pagos não eram tão atrativos.

 

Na época, a gratificação chamava-se GIM – Gratificação de Incentivo Municipal, que posteriormente foi transformada em GIT. Para criá-la, o então prefeito Cássio Cunha Lima submeteu a proposta ao Conselho Municipal de Saúde, que aprovou a iniciativa. A GIT é paga apenas aos servidores efetivos e detentores de cargos comissionados. Os prestadores de serviço não tem direito a este benefício.

 

Desde a sua criação, todos os prefeitos cumpriram com o pagamento da GIT. Na gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo e das ex-secretárias de Saúde Tatiana Medeiros e Marisa Agra, com a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da Saúde, a GIT começou a ser incorporada aos salários. A proposta era a de que, ao longo do tempo, a GIT fosse incorporada aos salários de 100% dos servidores, o que não chegou a ocorrer por conta da mudança de gestão.

 

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing