....
....
16/11/2017

Câmara de Campina Grande e OAB realizam audiência sobre os obstáculos das pessoas com doenças raras


O compromisso de lutar pelos direitos da população campinense é uma das principais tarefas desempenhadas pelo Poder Legislativo da Câmara Municipal de Campina Grande e, em busca de melhorar ainda mais a vida dos cidadãos atingindo todas as classes, realizou esta semana uma audiência pública conjunta com a OAB Subseção Campina Grande para debater sobre os obstáculos enfrentados pelas pessoas com doenças raras.

A discussão foi uma proposta do vereador Lucas Ribeiro, realizada no auditório da OAB-CG, com o objetivo de trazer o tema ao conhecimento da sociedade para que haja a criação de políticas públicas eficazes e efetivas, com demandas ainda mais abrangentes no município. Diante dessa questão a Casa de Félix Araújo atua com a produção de leis, o Poder Executivo aprova, a justiça executa e exige o cumprimento levando o direto da vida a todos.



"Trazemos nessa manhã a busca pela conscientização desse tema e pelo o que passam as pessoas com doenças raras, para que possamos nos unir e fortalecer na busca por alternativas que possam atendê-las. Os portadores precisam de governos que estejam preparados para essa demanda, com locais específicos para diagnósticos, tratamento e medicação e garantia do direito a vida", destacou o parlamentar Lucas Ribeiro.

Representando a Defensoria Pública da União, Luiza Cavalcante, alertou sobre o trabalho do órgão na luta contínua pela saúde da população e das pessoas com doenças raras. "A defensoria atua com ações judiciais para que as pessoas consigam obter aquilo que está previsto na Constituição e deve ser fornecido naturalmente. Nós estamos aqui por essas pessoas, trabalhando pela valorização da vida", esclareceu.



Finalizando a audiência o presidente da OAB-CG, Jairo Oliveira, certificou que o órgão está a serviço da luta por essa causa e pela população campinense. "Me orgulha defender aqueles que a sociedade não atende da forma devida. É inadmissível viver dessa forma pedindo assistência à saúde que é a coisa mais básica e elementar".

Encaminhamento:

Será elaborado um documento com as demandas e sugestões tiradas da audiência para enviar aos deputados estaduais, federais, senadores e demais órgão responsáveis que atuam na área para garantir o direito de uma vuda digna com pesquisas, tratramentos, profissionais qualificados e medicamentos para as pessoas com doenças raras - Dirp/CMCG.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas