....
....
06/12/2013

Pe Zé Vanildo diz na festa da Padroeira de Campina Grande que os fiéis devem “dar testemunhos e ter gestos concretos de fé”


O Padre José Vanildo Medeiros, da Paróquia de São Cristóvão, no bairro do Centenário, também participou como celebrante da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Campina Grande, na Catedral Diocesana da cidade. Durante a celebração, Pe Zé Vanildo falou sobre o tema “Maria, Mãe que ensina a seguir o Mestre” e comentou o evangelho de Mateus, Capítulo 12.

 

Esse trecho do Evangelho conta a história de Jesus que, durante pregação, foi informado de que sua mãe, Maria, e seus irmãos, estavam do lado de fora, querendo com Ele falar. Segundo o evangelista, Jesus respondeu: “Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? Todo aquele que faz a vontade do Meu Pai, que está no céu, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


 Padre José Vanildo Medeiros, da Paróquia de São Cristóvão, Centenário


Pe Zé Vanildo iniciou a sua homilia falando da alegria de participar da festa na Catedral e disse que muitas pessoas interpretam essa passagem da Bíblia de forma equivocada. “É com alegria que estamos aqui para celebrar a protetora de Campina Grande. Mas digo que Jesus nunca renegou sua mãe nem renegou seus parentes”.

 

Segundo José Vanildo, o que o evangelista destaca é que, muitas vezes, é necessário romper os laços familiares, como exigência do Reino de Deus, contraindo uma nova família. “A família de Jesus não está condicionada aos laços de sangue. Ela é formada por aqueles que se dispõem a segui-lo, colocando em prática o que ele nos ensina”.


 Padre José Vanildo Medeiros, da Paróquia de São Cristóvão, Centenário


Atos concretos de fé - Pe Zé Vanildo disse que é necessário aos cristãos atos concretos de fé. “Temos que mostrar, com ações concretas, que agimos como Jesus e aprender com Ele essa lição que vem do Evangelho de Mateus, capítulo 12: ‘Todo aquele que faz a vontade do Meu Pai, que está no céu, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe’”.

 

Zé Vanildo disse que, como igreja, povo de Deus, “devemos ir ao encontro dos nossos irmãos e irmãs não apenas com palavras, mas com testemunhos, gestos concretos de fé” e que é necessário “aprender com Maria como amar ao próximo. E amar sem distinção. Com Maria e como Maria, somos chamados. Maria nos ensina a seguir o mestre Jesus”.


 Pe Márcio Henrique, da Catedral, e Padre José Vanildo, da Paróquia de São Cristóvão


Ainda durante a celebração os fiéis depositaram flores aos pés de Nossa Senhora da Conceição. José Vanildo, acompanhado do Pe Fabiano, também da Paróquia de São Cristovão, finalizou a Missa cantando um hino a Nossa Senhora. Após a celebração, os fiéis se concentraram no pátio da Catedral, onde houve show com Janine e Banda.

 

A festa da padroeira de Campina Grande tem sequência nesta sexta-feira (06), com o tema “Maria, Mãe que nos traz o Cristo Eucarístico”. Às 19h30 haverá Novena e Missa, celebrada pelo Padre Adeildo da Silva Ferreira, da Pascom Diocesana e Paróquia da Sagrada Família, do Rocha Cavalcante. Após a Missa haverá apresentação artística no Pavilhão montado no pátio da catedral, com Sussa de Monteiro.

 

Do Blog Carlos Magno, com PascomCatedral