PÁGINA INICIAL  |  BIOGRAFIA  |  GERAL  |  POLÍTICA  |  RELIGIÃO |  POLICIAL  | ARQUIVO DE NOTÍCIAS  | CONTATO
 




27/11/2017

Anatel vai bloquear celulares roubados ou contrabandeados que estejam em funcionamento no Brasil


A Anatel quer retirar do mercado os celulares roubados e contrabandeados. No mercado negro, há aparelhos de todos os preços. Os mais simples não custam nem R$ 100. E tem os sofisticados, também muito mais baratos que nas lojas.

Um celular sem nota fiscal ou foi roubado ou é contrabando. Não está registrado na Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, e não tem um número válido de 'Imei', que é o registro de identidade, como se fosse o chassi de um carro. E sem um 'Imei' válido, nenhum celular deveria funcionar. Mas eles funcionam.



Uma investigação da polícia de São Paulo, que ainda está em andamento, descobriu que quadrilhas especializadas em burlar as regras das telecomunicações conseguem fazer milhares de celulares - roubados ou contrabandeados para o Brasil - funcionarem com milhares de linhas todas vinculadas a um único 'Imei'. Mas agora, uma resolução aprovada pela Anatel promete dar fim à essa fraude.

A agência vai identificar os aparelhos irregulares que forem habilitados a partir do dia 22 de fevereiro do ano que vem. Primeiro eles receberão uma mensagem avisando da irregularidade e, a partir de 9 de maio, eles serão bloqueados.

"Esse sistema de integrar de aparelhos vem com essa solução. Eles vão bloquear. Se você tiver um Imei operando e nesse Imei muitas linhas operando, derruba-se todas essas linhas e elas ficam inativas. A pessoa deixa esse aparelho, ele aparelho fica inoperante, não serve para mais nada", diz o delegado Luiz Carlos do Carmo.

O sindicato nacional das empresas de telefonia disse que a medida da Anatel não vai prejudicar o consumidor honesto.

"Os aparelhos que estão em funcionamento no Brasil não vão sofrer nenhuma sanção - somente os aparelhos habilitados a partir de agora. E mesmo assim eles vão receber uma mensagem para que o usuário que tenha adquirido de boa fé de uma forma que ele não sabia que o aparelho não era um aparelho oficial, ele possa tomar suas providências e passar a ter um aparelho que seja certificado, bonitinho", diz Eduardo Levy Cardoso Moreira, presidente do Sinditelebrasil.

O bloqueio dos celulares piratas vai ser por etapas. Começa pelo Distrito Federal e por Goiás. A Anatel promete bloquear todos os aparelhos irregulares até março de 2019 - G1.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas






 


 


 
Política, bastidores da campanha, atuação jornalística: veja entrevista de Carlos Magno ao Ponto a Ponto da TV Itararé
 

 

.......................................................


www.carlosmagno.com.br

             Jornalista
 Apresentador
 Comentartista Pol?ico
 Cel. (83) 98720-7870
 e-mail:
contato@carlosmagno.com.br
 Facebook: www.facebook/jornalistacarlosmagno
 Twitter: @magnopb
 Instagran: @jornalistacarlosmagno