....
....
30/11/2017

Ricardo autoriza licitação para reforma do prédio onde funcionará a primeira Escola Técnica de Artes do Nordeste


O governador Ricardo Coutinho autorizou, nesta quarta-feira (29), a abertura do processo licitatório para a reforma do prédio da antiga Central de Polícia Civil, no bairro do Varadouro, em João Pessoa, onde será instalada a primeira Escola Técnica de Artes do Nordeste funcionando em tempo integral.

A unidade de ensino terá capacidade para cerca de 700 estudantes e vai oferecer habilitação em teatro, dança, música, literatura, cinema, entre outras artes. A obra está orçada em mais de R$ 5,3 milhões.



Ricardo disse que a Escola Técnica de Artes é uma iniciativa pioneira do Estado e será construída em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico em 1982. "Estamos em um espaço que é um patrimônio cultural e é preciso cuidar e revitalizar esse ambiente. Com a Escola das Artes este prédio ganhará uma vida nova, com arte e cultura. Vamos transformar um espaço que já foi de dor, em um local de liberdade e criatividade artística", frisou.

O governador também destacou algumas iniciativas da gestão para a valorização da cultura e das artes. "Nós já construímos o grandioso Teatro Pedra do Reino, reformamos completamente o Santa Roza e o Espaço Cultural José Lins do Rego, criamos o Prima para levar música e artes aos estudantes, enfim, este é um Governo que se preocupa muito com esta área. Vamos inaugurar a Escola das Artes no próximo ano, o mais rápido possível", frisou.



O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, comentou que o local é um marco importante para a cidade e vai se transformar em um espaço essencial para as artes. "Esse prédio tem uma história muito forte, com algumas tristes memórias e que agora será revitalizado e transformado em uma Escola das Artes. Isso é muito simbólico e especial trazendo mais alegria para o local", disse.

"É um avanço muito grande para a cultura no nosso Estado. Simboliza a transformação de um local que serviu de prisão em um ambiente artístico. Além de atender os estudantes de João Pessoa, essa escola também vai atrair pessoas das cidades vizinhas, já que ela é de fácil acesso, sendo perto da rodoviária", observou o secretário de Cultura, Lau Siqueira.



O prédio passará por serviços preliminares, demolições, revestimento cerâmico e acústico, troca de pisos, substituição de esquadrias, instalação hidrossanitária e drenagem de águas pluviais, louças e metais, instalação elétrica, instalação de prevenção e combate a incêndio, pintura, instalação de um elevador, entre outros serviços.

"Esta Escola seguirá o modelo de educação integral, focando o protagonismo juvenil e especificando o ensino técnico das diversas modalidades das artes. Os alunos também vão ter atividades de extensão com as comunidades", explicou o secretário da Educação, Aléssio Trindade.



A unidade de ensino contará com sala de aula teórica; duas salas de dança; depósito de figurino; sala de pilates e anatomia; sala de maquiagem/figurino; sala de aula prática de música; espaço de aula de circo; salas técnicas audiovisuais; salas técnicas de mídias digitais; laboratório de artes e outras dependências.

"Quem trabalha com arte e cultura está de parabéns e como educadora espero que sejamos convidados a participar de uma forma colaborativa do projeto dos cursos que aqui serão implantados", observou a atriz paraibana e educadora Zezita Matos - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas