....
....
30/11/2017

Câmara de Vereadores de Campina Grande realiza sessão com palestras sobre o Novembro Azul


A Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã dessa quinta-feira (30) uma sessão especial para conscientizar a sociedade campinense sobre a Campanha Novembro Azul, alertando sobre a prevenção e os cuidados com a saúde, especialmente do homem, estimulando a realização dos exames para que a detecção do câncer de próstata seja precoce e o tratamento oferecido seja eficaz na cura.

O parlamentar Sargento Neto, representando os vereadores Luciano Breno e Marinaldo Cardoso, os três como propositores dessa da solenidade, ressaltou a importância da divulgação desse ato para garantia da saúde masculina. "Novembro Azul é uma campanha que deveria ter um destaque ainda maior, com mais mobilizações para diminuir o preconceito dos homens que deixam para ir ao médico em último caso. Temos que conscientizar e prevenir", declarou.



Durante todo o mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu em todas as Unidades Básicas, Policlínicas e Centros de Saúde ações voltadas para orientar a população masculina, através de palestras e rodas de conversa, com o objetivo de atrair mais homens em busca de atendimentos médicos nas diversas áreas oferecidas e incentivar sobre a realização de check-ups anualmente.

O vereador Marinaldo Cardoso ainda lembrou aos presentes sobre a Lei Municipal Nº 043/2000, de sua autoria, que institui a semana municipal de combate e prevenção ao câncer de próstata para diminuir os casos da doença. "Esse projeto trata também sobre a questão do preconceito a ser vencido entre os homens para realização dos exames, com um trabalho feito com assistentes sociais e psicólogos, melhorando a qualidade de vida dos homens", explicou.

A sessão contou com as palestras dos médicos Jairo Oliveira e Wendyson Souza, ambos urologistas que trouxeram esclarecimentos sobre a doença e a sua incidência, como ocorre o diagnóstico precoce e o devido tratamento. Os campinenses presentes ainda tiveram a oportunidade de fazer alguns exames realizados no Plenário da Casa pelo Laboratório F. Diniz - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas