....
....
05/12/2017

Gasolina e Diesel já sobem há mais de um mês e após quinto aumento semanal consecutivo atingem recorde de preço de 2017


O preço médio da gasolina subiu novamente na última semana, de 4,023 reais por litro, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com a quinta alta semanal consecutiva, o combustível atingiu o valor mais alto registrado em 2017. O levantamento levou em conta o valor cobrado em 3.148 postos no país. O diesel e o etanol também tiveram aumento no período.

Para as distribuidoras, o preço da gasolina cobrado pela Petrobras foi reajustado cinco vezes na última semana, o que representou uma redução de 0,27% neste período, segundo dados divulgados pela estatal. As mudanças fazem parte da política que a empresa adota desde julho, que permite alterações diárias, segundo cálculo que leva em conta fatores como o preço internacional. Os postos têm liberdade para definir o preço que cobram dos consumidores.



Em relação ao diesel, o preço foi de 3,433 reais a 3,466 reais, também a quinta alta seguida e recorde no ano. O preço nas refinarias, no entanto, caiu 6,85% na última semana.

Novo Cálculo

A Petrobras anunciou na última sexta que alterou o método de cálculo para o diesel, em razão de "mudanças de fluxo logístico e entrada de produtos importados no país". Após a decisão, a estatal fez a maior redução no valor do combustível (5,7%) desde que adotou a política de reajustes em vigor atualmente. O novo valor passou a valer no sábado. A estatal não divulga a fórmula usada para definir os reajustes dos preços dos combustíveis em relação ao mercado internacional.

Desde julho, os reajustes na gasolina e no diesel vendidos pela Petrobras somam 23,30% e 16,70%, respectivamente.

Etanol

O valor cobrado pelo etanol nos postos do país também teve aumento na última semana, a sexta alta consecutiva, sendo vendido a 2,827 reais por litro - ante 2,812 reais no período anterior. A pesquisa da ANP considerou o preço em 2.865estabelecimentos. O maior valor no ano foi registrado em janeiro, quando o combustível chegou a 2,931 reais por litro - Veja.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas