....
....
13/01/2018

Estado divulga edital de seleção para 200 estudantes que farão intercâmbio pelo Gira Mundo 2018. Veja como participar


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (12) o edital do processo seletivo para participação no programa de intercâmbio internacional Gira Mundo. As inscrições já podem ser efetuadas pela internet (CLIQUE AQUI) . Serão selecionados 200 estudantes da 2a série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino para participarem do programa de intercâmbio internacional, com vagas destinadas ao Canadá, Argentina, Espanha e Portugal.

Os estudantes selecionados participarão de Curso Preparatório do idioma do país de destino, sendo inglês, espanhol e português. Os estudantes cursarão no país de destino o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), em escolas de Nível Médio do Canadá, Argentina, Espanha e Portugal, com data de embarque prevista para o período de julho a setembro de 2018, considerando as especificidades dos calendários acadêmicos de cada instituição de ensino do país supracitado.



As inscrições são realizadas pelo site da Secretaria de Estado da Educação, com preenchimento do formulário eletrônico, no período de 12 de janeiro até as 23h59m do dia 28 de fevereiro de 2018. O aluno deverá preencher corretamente o formulário de inscrição, no prazo estabelecido, e, após a confirmação dos dados e conclusão do preenchimento, deverá anexar no ato da inscrição virtual, o RG e a declaração.

Os requisitos comuns necessários para o aluno participar do processo seletivo são os seguintes: ter no mínimo 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2018 e no máximo 17 anos até o dia primeiro de julho de 2018; ter cursado o primeiro ano no Ensino Médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba em 2017; estar regularmente matriculado no segundo ano do Ensino Médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da rede estadual de ensino em 2018; ter obtido, ao longo do primeiro ano do Ensino Médio, a frequência mínima de 85% (oitenta e cinco) nas aulas regulares da escola de Ensino Médio em que esteja matriculado e ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, no primeiro ano do Ensino Médio.

O Processo seletivo será realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. Além do cumprimento das exigências para inscrição, serão selecionados os estudantes que apresentarem as maiores médias no ano de 2017, distribuídos de acordo com o número de vagas; e ainda serão submetidos a uma prova do idioma do país de destino (Canadá, Argentina, Espanha e Portugal), além da avaliação psicossocial, de caráter eliminatório.

Os estudantes selecionados deverão cursar o Curso Preparatório de Línguas do  Programa 'Gira Mundo' oferecido pela SEE; participar da entrevista social, em data, hora e local a ser oportunamente comunicada, ocasião em que deverá apresentar o Termo de Compromisso, Termo de Ciência e Termo de Responsabilidade, preenchidos e assinados pelos pais ou responsável legal; e participar das reuniões requeridas pela Comissão de Seleção, Coordenação do Programa, Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil e Secretaria de Educação.

O estudante classificado e aprovado para o intercâmbio ganhará uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 720,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também terão direito a um seguro de saúde durante o período que estiver residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista, conforme disponibilidade - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas