....
....
28/12/2013

Padre Márcio celebra Missa pela Sagrada Família e pede que pais e filhos não adotem os modelos de vida das novelas


O Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Vigário Geral da Diocese de Campina Grande celebrou na noite deste sábado (28) na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina, a Missa em homenagem à Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Durante a celebração, ele pediu para que os fiéis não adotem modelos de relação familiar apresentado nas novelas, mas o modelo que a Sagrada Família deixou para ser seguido.

 

“Ouvimos muito dizer que a família vai mal, que não existe respeito pela família. Isso é verdade. Basta olhar o exemplo das novelas. Não sou muito de criticar novelas, mas às vezes é preciso. A novela tem a tendência de formar a cabeça das pessoas e muita gente confunde ficção com realidade. Muitas famílias querem resolver seus problemas acatando o que viram nas novelas. Aí gera um grande problema”, alertou Pe Márcio.

 

Ele pediu para que os fiéis atentassem para o fato de que cenas de novelas são fictícias. “Todo mundo sabe disso, mas as novelas tem sido usadas para definir padrões de famílias para o povo em geral”. Padre Márcio disse que, muitas vezes, a própria igreja é criticada, por não acompanhar essas “tendências” vistas nas novelas. “Muitas pessoas dizem que o mundo mudou e começam a atacar a igreja, dizendo que ela é atrasada”.


 Padre Márcio pediu também para que os filhos honrem seus pais e suas mães


O pároco disse que a família construída sem o amor entre os membros está destruída. “Existem varias definições de família, em todos os planos. Mas tudo se resume numa frase: família é relação, relacionamento entre as pessoas”. Porém, Pe Márcio disse que adotar relacionamento saudável não isenta a família das discussões. “Mas numa família saudável, quando essas situações acontecem elas sabem o caminho da solução, retomam o caminho do relacionamento, porque elas conhecem o perdão, o amor, o dialogo”.

 

Ele citou palavras do Papa Francisco como modelo a ser seguido numa família saudável. “Com licença, desculpa e obrigado são três palavras que devem fazer parte do relacionamento familiar. Com isso o clima fica mais agradável na família”.

 

“Honrar pai e mãe” – Pe Márcio também fez um alerta aos filhos: o da necessidade de, como manda a Bíblia, honrar pai e mãe. “Não são os filhos que gritam e determinam as coisas em casa. Quando se honra pai e mãe, se respeita. Pai e mãe devem ser venerados e isso chama a benção divina. Respeito para com nossos pais é mais que um gesto humano, é um respeito a Deus”.

 

Ele alertou também para o mundo atual, com as facilidades da tecnologia e da comunicação, pedindo para que as pessoas saibam o que é bom e o que não é para seguir. “O mundo hoje tem um propósito, que é o de destruir as famílias. Eu gosto muito da tecnologia, dos meios de comunicação, mas temos que olhar as coisas com um olhar crítico e saber o que é bom pra gente e o que não é”.

 

Márcio Henrique alertou para algumas situações na mídia que querem nos levar a achar que tudo é normal. “Nas novelas, vemos com facilidade o que, infelizmente, estamos vendo na vida real: tem ex-marido, ex-mulher, ex-sogra, ex-sogro, ex-cunhado, ex-cunhada. Aí termina em ex-família”.

 

Ele disse que o mundo dessas pessoas é um mundo que não conhece a Deus, ao Evangelho. “São pessoas que vivem na escuridão, enxergam as coisas com seus próprios olhos, não com os olhos de Deus”. E finalizou a homilia fazendo um apelo aos pais e aos filhos presentes na Catedral:

 

“Que as famílias não nasçam de gravidezes precoces, como vimos tanto aí. Que as famílias não vivam de materialismo, enchendo suas casas de bens, mas ficando vazias de amor. Que os pais não deleguem a educação religiosa para ninguém. Esse papel é de vocês. É na família que aprendemos a amar, a perdoar, a viver na honestidade. Que tenhamos o exemplo da Sagrada Família para nós, o exemplo de Jesus, Maria e José”.

 

Do Blog Carlos Magno, com PascomCatedral